No último final de semana, dia 10 de Abril, aconteceu a 1ª etapa do Circuito Chauás Sul, na cidade de São Francisco do Sul. Foram 140 km de muita trilha e mato, onde a chuva que cai na noite anterior deu um tempero a mais para a prova.
A Papaventuras / Orientista.com marcou sua presença com uma participação que exigiu muita técnica em navegação e preparo físico. A prova para nós da Papaventuras / Orientista.com se iniciou já na sexta pela manhã, pois tínhamos que encarar uma viagem de 720 km até chegarmos ao local da largada, que aconteceu no vilarejo de Vila da Glória.
Saímos de Venâncio Aires pelas 10 horas da manhã, rumo a Caxias do Sul, onde nos juntamos a Evandro Clunc, nosso 3º guerreiro, pois o 4º atleta, Gerson Machado, de Floripa, seguiria direto pela BR 101. Partimos de Caxias rumo a SC direto, pois ainda tínhamos que vencer o último horário da balsa para se chegar a Vila da Glória, que partia às 21 h e 20 minutos... Adivinhem só o que aconteceu... Chegamos na balsa às 21 h e 25 min... Putz, perdemos o último horário, só nos restou ficar abanando para a balsa e chorar o tempo desperdiçado nas paradas da viagem, mas ainda nos restava a opção de dar a volta por Garuva- PR, o que aumentava o percurso em 76 km, sendo 46 km de asfalto e 30 km de chão batido... lá fomos nós... chegamos em Vila da Glória já eram 23:30, ainda checamos os materiais e termos, pegamos o mapa, comemos um lanche e caímos na cama, estávamos exaustos da viagem...
Amanheceu o sábado, com aquela garoa típica do inverno, e que já anunciava que a prova seria mais pesada do que a organização previa. Alinhamos no pórtico para largar num trekking curto de 3 km, onde voltaríamos ao local de largada para pegar as magrelas e partir para uma perna de bike de 15 km. Saímos bem, num ritmo bastante forte, mas confortável, conseguimos nos manter no pelotão intermediário sem perder os ponteiros de vista.
O PC 4 estava localizado na bifurcação de acesso a Itapoã, sendo que os pcs 5 e 6 estavam plotados numa área de reflorestamento e com muitas entradas e caminhos que não foram atualizados na mapa, o que rendeu um bom trabalho aos navegadores... Bem, conseguimos encontrar todos e seguimos para a AT onde deixamos as magrelas, assinamos em segundo lugar e os líderes estavam recém saindo. Fizemos uma transição bastante rápida e seguimos para o trecho de 15 km de trekking, que segundo a organização seria o divisor de águas da prova, pois quem perdesse muito tempo nas trilhas , pegaria noite e daí tudo ficaria mais difícil...
Conseguimos nos orientar bem e chegamos nos barcos em 1º lugar e de dia claro ainda, mais uma vez fizemos uma transição relâmpago e tocamos pro remo de 20 km até o trapiche de Vila da Glória, local da largada. Chegamos no final do remo, no PC 10, eram 20 hs, agimos rápido, pois o frio estava grande e tínhamos que nos mexer para evitar a hipotermia, saímos então para mais um trekking de 13 km, rumo ao morro do Cantagalo.
Assinamos o PC 11 às 20 hs e 35 min, com uma vantagem de mais de uma hora para o segundo colocado, e foi aí que a coisa começou a dar pra trás... não consegui encontrar a trilha certa de jeito nenhum, talvez porque navego de forma muito técnica, e como alguns caminhos não foram atualizados no mapa, me deu um nó e não tinha jeito de achar a maldita trilha que atravessava o morro e chegava nas bikes para a última perna até a chegada.
Procuramos por todo o morro por mais de 2 horas, foi quando já estavam novamente todas as equipes juntas procurando...dai resolvemos abolir a procura e retornar pela estrada até as bikes, o que nos custou um trekking a mais de aproximadamente 16 km... nossa aquilo não tinha mais fim... mas enfim chegamos...só restavam as nossas bikes e as de outra equipe, as outras 3 já haviam partido a um bom tempo.
Já estávamos conscientes de que essa nossa opção nos custaria caro, mas foi a última forma que encontramos, pois os neurônios já não estavam respondendo mais... rsrsrsrs... Neste último trecho de bike, foram 60 km direto, somente com um PC lá pela metade do percurso, o qual assinamos em 3º lugar, pois a equipe de Joinvile havia se perdido, nossa o sono pegou geral...mas chegamos, pois um Papaventuras não desiste nunca !!!
Gostaria de parabenizar os organizadores (Lucas, Fernando e Rafa) por nos proporcionar lugares inesquecíveis com os quais nos defrontamos durante o percurso, agradecer ao Evandro e ao Gerson, que incorporaram o espírito da Papaventuras e juntos vencemos todos os obstáculos. Agradecer ao nosso fiel e único apoiador, o Bruno da Orientista.Com, que sempre nos apóia em todas as aventuras, enfim muito obrigado a todos que como nós acreditam e utilizam o esporte de aventura como estilo de vida, para ensinar ou aprender que juntos somos sempre mais fortes.
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website