Corredores de aventura se preparam para a Jungle Marathon

Por Redação - 07.Oct.2009

A sexta edição da corrida de aventura Maratona na Selva será realizada de 8 a 17 de outubro, na Floresta Nacional do Tapajós. Cento e quinze atletas de 22 países participarão desta edição e dentre eles estarão alguns corredores de aventura como Marcelo Santos (Lagartixa), Mauro Chasilew (On the Rocks) e Marcos Farinazzo (Armadda Adventure).

Farinazzo foi o grande vencedor da edição 2009 da Ultramaratona Badwater, competição com 217 quilômetros disputados no deserto do Vale da Morte (EUA) e considerada uma das mais duras do mundo. Foram 217 quilômetros percorridos em 23h39 no Deserto do Vale da Morte, na Califórnia, onde os atletas enfrentaram temperaturas de mais de 50ºC.

Marcelo Santos está cada vez mais dedicado às provas individuais de endurance como o multisport e as corridas de aventura solo, onde ocupa atualmente o segundo lugar no Ranking Brasileiro de Corrida de Aventura. Quando há apenas a opção de quarteto, Marcelo se junta aos companheiros da equipe gaúcha Lagartixa.

Mauro Chasilew também é corredor de aventura experiênte e participou de grandes provas de expedição nacionais e internacionais, como a Patagônia Expedition Race, realizada no extremo sul do continente americano. Chasilew também esteve presente na Badwater 2009 e participou de outras ultramaratonas, como a brasileira BR 135.

A distância total a ser coberta no Jungle Marathon é de 200km (approx. 125 milhas) em 6 estágios durante 7 dias. A dificuldade da maratona na selva não é medida pela distância, mas pelo terreno. Há um estágio non-stop de 80km (50 milhas), o estágio 5, no qual os corredores têm 35 horas para terminar. O estágio final é composto de uma corrida de 13km até a linha de chegada.

* A rota do curso é ao longo dos trajetos, caminhos e trilhas pre-existentes da selva primária.
* Haverá obstáculos naturais a se passar incluindo córregos e rios rasos.
* A rota é bem marcada com fita adesiva colorida, marcas no caminho feitas com pintura e uso de marcos para ajudar a encontrar o caminho certo.
* Embora habilidades navegacionais não sejam um pré-requisito, o bom senso é.
* O estágio que será percorrido à noite será bem iluminado e ao longo de rotas facilmente navegáveis.
* A orientação para cada estágio será dada todos os dias antes da partida.

Dentre as categorias, uma chama a atenção por diferenciar os competidores locais. A organização notou que os atletas paraenses tem vantagens em relação aos demais participantes por estarem adaptados ao clima e o terreno da região e por isso criou três categorias: Brasileiros, Estrangeiro e Paraenses.

Mais informações: www.junglemarathon.com

publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais