"Água mole em pedra dura tanto bate até que fura", é o ditado popular que melhor descreve a persistência, determinação e a força de vontade em busca de um objetivo, resultado ou a conquista de algo desejado. E hoje, graças a muito trabalho (treino) e união, um pouco de tudo isso foi alcançado com a dobradinha das duas equipes X-Press Floripa na categoria Aventura na 2ª etapa do campeonato catarinense de corrida de aventura, realizado na bela região de Garopaba, no dia 23 e 24 de maio de 2009.
* A equipe X-Press Floripa tem o suporte da: • Baked Tape Films www.bakedtapefilms.blogspot.com • Revista BikeAction www.revistabikeaction.com.br |
"O segredo da prova? Um lugar repleto de belezas naturais e um percurso curto mas desafiador, que valorizou a essência das Corridas de Aventura e a coloca a no topo dos esportes que exigem uma boa dose de preparo físico, mas sobretudo, inteligência, para poder tomar as melhores decisões de navegação e estratégia durante o desafio", disse Anderson Roos.
Na corrida de aventura, esporte que envolve diversas modalidades como mountain bike, trekking, canoagem, orientação entre tantas outras atividades ligadas à natureza: experiência, paciência, estratégia e forças físicas e mentais são ingredientes para se "furar" a pedra dura, pois novamente a persistência é decisiva para se alcançar os objetivos.
Durante minha curta carreira como atleta de aventura (iniciada em 2007), além de mais 10 anos como mountain biker, vencer pela primeira vez uma competição é sempre um sentimento único, principalmente na corrida de aventura que existem inúmeras variáveis e a chance de tudo dar errado é tão grande quanto dar certo.
E desta vez, realmente quase tudo aconteceu, só que nos demos bem. A equipe X-Press Floripa, subdividida em duas duplas (Andre Piva e George Kusterko, no time 1, e Fernando Bernardo e Valter Benevides, no time 2) liderou de ponta a ponta, graças a uma estratégia bem sucedida. "Mais do que força e preparo físico, é importante uma boa tática como no jogo de xadrez", disse Geo.
O percurso de 40km da categoria aventura começou com a largada na praia de Garopaba com 5km de trekking pelas Dunas do Siriú. Aqui a estratégia da equipe foi ignorar os 2 "picotadores" iniciais que causaria a penalização de 20 minutos cada, e assim, ganhar tempo no primeiro trecho e economizar energia. Chegamos no terceiro ponto para "picotar" o mapa na primeira colocação, nos dando todo gás para a etapa seguinte. A empolgação aumentou quando "achamos" a saída das dunas exatamente na transição para pegar as bicicletas.
No mountain bike, o ponto forte da equipe, disparamos rumo ao próximo trecho, tendo antes que superar subidas e descidas fortes. Ao pegar os ducks ainda na liderança, após 1 hora e 20 de prova, estávamos felizes e saímos descontraídos brincando uns com os outros, porém sem imaginar a verdadeira "pedreira" que tínhamos pela frente: 9,5 km de canoagem pelo Rio da Madre até a praia da Guarda. O visual da Serra do Tabuleiro com as montanhas iluminadas pelo dourado do pôr do sol não dava espaço para o desânimo, apesar do forte cansaço de remar contra o vento por quase duas horas sem parar.
Quando finalmente chegamos na praia da Guarda, assinamos a lista do PC3 em primeiros, porém com mais 5 caiaques das equipes da Expedição na nossa cola. Depois de remar até a Guarda, tivemos que voltar correndo a mesma distância pela areia fofa. Logo anoiteceu e as estrelas indicavam nosso caminho. Com a escudirão, ainda tentamos encontrar o PC virtual "escondido" por ali, mas ficou impossível de ser visto no breu. Com isso, nosso time novamente assumiu a liderança geral, sempre puxados por "Geo" de 45 anos que correu o tempo todo descalço, isto é, mesmo quando saímos da praia e retornamos na estrada, nosso "Vanderlei Cordeiro" puxou todo pelotão, sem se importar com o chão batido cheio de cascalho. Um verdadeiro exemplo de garra e determinação.
Ao pegar novamente as bicicletas, enquanto nós da categoria aventura tivemos que enfrentar apenas 15km até volta ao centro de Garopaba, os competidores da categoria expedição encaravam a metade da prova, ainda tendo que percorrer 20km de trekking mata-adentro. Com boa vantagem, pedalamos forte para descontar o tempo das penalizações. Na última subida, as duas duplas da X-Press acabaram se separando, e ainda assim, conseguimos assegurar a primeira e a segunda colocações, sendo essa a primeira vitória na carreira na aventura.
As equipes da expedição só terminaram a prova na madrugada, demonstrando que além de força e determinação é preciso de muita coragem para encarar os grandes desafios.
A conclusão é que além da alegria pessoal de ter concluído e vencido a corrida, é importante lembrar que a maior emoção é poder compartilhar tudo isso com os companheiros da equipe, afinal, corrida de aventura é assim, todo e qualquer fracasso/sucesso é responsabilidade de todos.
A etapa somou pontos para o RBCA (Ranking Brasileiro de Corrida de Aventura) e Circuito Catarinense 2009. A próxima etapa é em Pomerode, dia 27 de junho.
Mais informações nos sites: www.naturesporte.org.br e www.sulbrasilis.com.br
Resultados Parciais
Aventura
1o - Bikenamidia.com X-Press I - Florianópolis
2o - Bikenamidia.com X-Press II - Florianópolis
3o - Cambacicas - Rio do Sul
Expedição Quarteto Misto
1o - Mountain Brasil, Florianópolis
2o – Papaventuras, Venancio Aires / RS
3o - Narrobada, Florianópolis
Expedição Dupla
1o - Chão Batido, Florianópolis
2o - Santa Rita Adventure, Paranaguá / PR
3o – JR, Curitiba
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website