WRR1 (SP) vence o Adventure Camp Guararema e aumenta a chance do título no circuito 2009

Por Wladimir Togumi - 25.May.2009

Em uma prova em que a navegação fez toda a diferença, a WRR1 (SP)  foi a vencedora do Adventure Camp Guararema e se continuar no mesmo ritmo, é uma das favoritas a vencer o circuito 2009, já que conquistou a segunda colocação na etapa realizada em São Luiz do Paraitinga. "Nossa navegação foi perfeita e isso fez a diferença”, explicou o capitão e navegador do grupo Rafael Melges. "Andamos forte o tempo todo e isso foi fundamental. Desta vez veio. Após a primeira etapa, na qual erramos muito, fizemos um pacto para reverter a situação e sair daqui com a vitória. Felizmente, deu tudo certo”, completou o atleta.

A segunda colocação ficou com a QuasarLontra (SP) e o pódium da categoria Pro se completou com a Aventure-se Klimax (RJ).

A beleza e os desafios da cidade de Guararema surpreenderam os participantes, que não esperavam encontrar tudo isso em um local tão próximo a São Paulo. Alguns corredores de aventura já estiveram na cidade há dois anos em uma etapa do Haka Race, mas a maioria provavelmente só tinha visto seu nome nas placas da estrada e mesmo assim nunca se interessou em conhecê-la.

A corrida – o ritmo rápido de uma prova como o Adventure Camp muitas vezes faz com que os atletas se preocupem em não deixar o pelotão se distanciar e eles acabam deixando os detalhes da navegação de lado. Muitas equipes erraram a entrada para o PC1 e algumas delas pedalaram quase 2 quilômetros até perceber o erro e voltar para o local correto.

No PC2 as equipes deixavam suas bicicletas e teriam que tomar uma decisão estratégica: fazer a tirolesa naquele momento ou no final da prova, quando retornariam para o mesmo lugar. Nessas situações as equipes mais rápidas normalmente deixam a opção para o final, pois conseguem abrir uma boa vantagem de distância e tempo das outras equipes e evitam filas.

A seção mais difícil da prova foi o trekking entre os PC’s 3 e 4. Com várias opções de caminho, a maioria das equipes se perdeu e apareciam atletas de todos os lados tentando alcançar a estrada de acesso ao posto de controle. A WRR1 já despontava com a primeira colocação mas a Selva e a QuasarLontra não estavam muito longe.

E mais uma opção estratégica de navegação acabou por definir a classificação final da prova. Para se chegar no PC5 as equipes tinham que atravessar uma plantação de eucaliptos, que sempre são cortadas por diversos caminhos e confundem os navegadores menos atentos com o azimute. Enquanto algumas equipes procuravam por uma estrada à esquerda, outros seguiam à direita para procurar por uma pequena trilha. Os mais confiantes ajustaram suas bússolas, traçaram o azimute e seguiram reto, morro acima.

A Selva decidiu arriscar e tentou seguir por baixo das linhas de alta tensão. Normalmente esses são os melhores lugares para se deslocar devido aos caminhos abertos para a manutenção das linhas e tê-las como referência do sentido a seguir, mas não foi a melhor opção e a equipe acabo perdendo muito tempo e caindo cerca de 6 posições.

A proximidade do rio com o morro em dois pontos distintos e a pressa em recuperar posições também fez com que a Canoar Núcleo Aventura cometesse um erro de navegação e chegasse no posto de controle errado. A equipe ainda optou por carregar os ducks por terra ao invés de remar a primeira seção de canoagem.

Normalmente a chegada do Adventure Camp é bastante disputada e as equipes cruzam a linha de chegada uma atrás da outra, mas desta vez a diferença de tempo entre os primeiros colocados e o restante do pelotão foi grande.

A disputa acirrada ficou com a Aventure-se Klimax Forever Living e a QuasarLontra Master. As duas equipes saíram praticamente juntas para o trecho final da prova mas uma confusão fez com que a QuasarLontra Master não passasse pelo PC11 obrigando os atletas a perder cerca de 30 minutos para ir até o posto de controle e partir para um sprint final atrás da Klimax. Apesar do esforço os cariocas - na verdade cariocas, paulista e mineira e entre eles os presidentes da ACAERJ e APCA, as associações de corrida de aventura do Rio de Janeiro e São Paulo - conseguiram se manter na frente e as equipes chegaram com poucos segundos de diferença.

Para Sérgio Zolino, diretor do Adventure Camp, o resultado alcançado foi muito positivo. "A etapa foi bastante interessante, com bom número de participantes e presença do público da cidade no final de semana. Tivemos um dia ensolarado, como esperado, e muitas crianças, exatamente o que queremos. Acho que todos ficaram satisfeitos com a prova", destacou.

Categoria Pro
1. WRR1
2. QuasarLontra
3. Aventure-se Klimax Forever Living

Categoria Master
1. Carrancas
2. Cão do Mato Anamitrá
3. ECPinheiros/Selva Aventura

Categoria Teens
1. Magaluba
2. Pé na Lama
3. TK

Categoria Amador
1. Enigma
2. Ogros
3. Azimute

Categoria Masculina
1. Calango
2. Expresso Mirassol / AKSA
3. Ratos do Mato

Categoria Grupo de Treinamento
1. Eu Vou Sagat 1
2. Eu Vou Super Bem
3. Guepardos/ Selva Aventura

Categoria Light
1. Casa de Pedra/AKSA
2. KHS/Lazer Brasil II
3. Tango 2

publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais