A Bituin levou as corridas de aventura novamente para a cidade de Rio do Sul, localiza a aproximadamente 200 quilômetros de Florianópolis. Além das equipes do Estado, a prova contou com a presença de participantes do Rio Grande do Sul e do Paraná.
» Google Maps |
» GPS Track |
» Galeria de fotos |
» Site oficial |
A concentração aconteceu na manhã de sábado no Bituin, bar e restaurante que dá nome ao evento, onde os atletas arrumaram seus equipamentos, receberam os mapas e participaram do briefing. Enquanto recebiam as últimas instruções e informações sobre o percurso, os navegadores preparavam e protegiam seus mapas. Mas ninguém sabia ainda como seria o percurso completo, porque algumas coordenadas de postos de controle foram divulgados no meio da prova.
As primeiras equipes andaram o tempo todo juntas, aumentando o desgaste físico e psicológico porque ninguém queria deixas as outras equipes abrir vantagem.
Logo de início os competidores enfrentaram uma subida difícil em cima das bicicletas e os pelotões já começavam a se formar. Lagartixa, Sundown Audax e Narrobada Ultrasport lideravam o grupo e logo atrás vinha a Big Wall, Papaventuras e Guartelá.
Anderson Roos teve dois pneus furados nesta seção e acabou ficando um pouco para trás e com a grande diferença de tempo para os primeiros colocados, a equipe passou a administrar seu ritmo e colocou como objetivo apenas completar a prova.
Outra equipe que acabou perdendo tempo com a troca de pneus foi a All Nature. William Lara teve três pneus furados até o PC7/AT3.
Infelizmente para a Naturação a prova acabou mais cedo devido a uma queda, que acabou inclusive quebrando o capacete, de um dos integrantes da equipe durante a descida até a cidade de Laurentino.
Com a chegada da noite, a dificuldade de navegação se tornou muito grande e muitas equipes acabaram desistindo na seção de trekking entre os PC’s 8, 9 e 10.
Em seguida os competidores enfrentaram um longo mountain biking até o PC17, de onde partiram para outro trekking difícil e com muita navegação, realizado pelos líderes durante a madrugada. A equipe SulBrasilis foi a grande surpresa neste trecho, aparecendo entre as primeiras colocadas após fazer uma prova de recuperação.
Com um dark zone estipulado pela organização, as equipes puderam descansar um pouco até as 6h15, horário de abertura da seção de canoagem. Cortadas no PC14, as equipes Lagartixa e Guartelá Sul não entraram na água e seguiram pedalando para a chegada.
SulBrasilis, Big Wall foram as primeiras a começar a remar e logo atrás estavam a Sundown Audax e Papaventuras. Foram aproximadamente 20 quilômetros de canoagem em ducks até a cidade de Rio do Sul com direito a um rapel em uma das pontes da cidade. Infelizmente as corredeiras previstas pela organização não apareceram devido ao baixo nível do rio.
Enquanto isso a All Nature, que perdeu tempo com mais um pneu furado, saía para o trekking poucos minutos antes do horário de corte. Apesar de já estar claro, a seção foi dificil. "Mesmo com a luz do dia a navegação não foi fácil", comentou Daiane Souza.
A dupla Big Wall foi a primeira equipe a voltar para o bar Bituin, garantindo a vitória na classificação geral e na categoria Dupla Expedição. Entre os quartetos a vitória ficou com a Sul Brasilis.
Classificação Parcial
Quarteto Expedição
1 - Sul Brasilis
2 - Papaventuras
3 - Sundown Audax
Dupla Expedição
1 - Big Wall
2 - Santa Rita Adventure
3 - Abril, tô dentro
Dupla Aventura
1 - Bikes e Adventures
2 - CPH Adventure
3 - Cambacias
Mais informações: www.bituin.com.br
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website