Um dos times mais competitivos do circuito Haka Race, a equipe Aksa/Merrell/Mormaii/Webike obteve, na primeira etapa, a oitava colocação. Agora, na segunda prova - que será disputada no próximo sábado (dia 17) em Socorro - chegou a hora de lutar pela vitória. "Temos uma equipe extremamente preparada, treinamos fortemente. Se tudo der certo, desta vez faremos parte do podium", explica João Castro, um dos integrantes. Em 2006, a equipe foi vice-campeã do Ranking Brasileiro de Corrida de Aventura (RBCA), nas categorias Duplas Mistas e Não Mista.
Em Socorro, a Aksa ocupava a primeira posição até os últimos PCs (juntamente com a ARS), mas cometeu um erro de navegação que implicou a perda de posições. "Fomos vítimas de um problema típico das corridas de aventura", justifica.
Os integrantes vêm se preparando com enorme dedicação para a segunda etapa. A preparação é composta por treinos de bike (de 30 a 70 quilômetros por treino), remo (até 130 quilômetros por semana) e por sessões de trekking, quase sempre em regiões como o Parque do Itatiaia, no Rio de Janeiro e em outras áreas de montanha,complementados por exercícios de força, em academia.
Mas, mais do que o aspecto da preparação física, no entanto, Castro considera o fator psicológico o ponto forte da Aksa. "Somos um grupo unido. E todos os participantes sabem que, se um integrante tiver dificuldade, terá total apoio dos demais. Quando um time se olha nos olhos e se enxerga como uma família, o psicológico age a favor, e nunca contra". O termo 'aksa' significa, em sânscrito 'alma'. E é da alma, que aparentemente, vem a força dessa equipe.
A equipe Aksa é composta pelos seguintes integrantes: João Castro, Adriano Santin, Ricardo Assumpção, Denise Esgaib, Guilherme Cirilo