As íngremes encostas da bacia do Douro e o magnífico Parque Natural do Alvão foram o cenário da quinta corrida de aventura da temporada 2006/07 em Portugal. A 2ª Corrida de Aventura do Exército/APCA foi organizada pelo 2º ano consecutivo em colaboração entre o Exército Português e a APCA, visando a promoção das corridas de aventura em Portugal e também entre os militares do Exército.
A prova de 190 km no total alcançou um desnível de 5700m (uma média de 3% de desnível, com zonas pedestres e deMTB até 15%). Tratou-se de um formato de prova estratégica, com 78 PC´s divididos em oito diferentes etapas de orientação. Pedestre, MTB, Run&Bike, natação e canoagem, tais foram as principais técnicas de progressão utilizadas no difícil mas belo terreno do Centro Norte de Portugal.
A prova foi ganha no último PC (na meta estava o PC 78, junto ao shopping Dolce Vita no centro de Vila Real), em que um erro de navegação tirou a vitória das mãos do Clube de Praças da Armada. Liderar a prova durante mais de 20 horas e perdê-la por segundos é doloroso, mas acontece, tendo os sortudos sido a equipe BART - Bithium Adventure Racing Team, a única equipe a controlar todos os 78 PC´s em 22 horas e 5 minutos, a uma velocidade média de 9,0 km/h, e um tempo total de transição de cerca de 1 hora. O terceiro lugar coube aos atuais campeões nacionais de Elite Masculina, a A2Z – Haglofs\Spiuk, com 76 PCs em 21:46.
A categoria de Elite Mista foi dominada pelas duas equipes do ATV, com a ATV Megamedia E, campeã nacional e atual líder do ranking português, vencendo com 61 PCs em 22 longas horas. No final da prova, Cristina Costa estava satisfeita com o desempenho da equipe. “Foi uma prova muito dura, com muito sobe e desce, mas as vistas eram espetaculares, especialmente na 4ª etapa, a pedestre nos cumes do Alvão”. A segunda equipe ATV realizou 55 PCs em 21:02, tendo o Exército Português, que muito sofreu com o calor após ter liderado a prova até a quinta etapa, obtido o terceiro lugar com 54 PCs.
A categoria Aventura foi nesta prova particularmente competitiva, principalmente porque foi o escalão escolhido pelo Exército para disputar o seu campeonato nacional. Foram escolhidas oito equipes para representar as suas Unidades militares nesta prova. No entanto, foi uma equipe civil a vencer a categoria, a Azeméis é Vida visitou 72 PCs em 22:14, tendo a primeira equipe militar sido a BrigInt, que conseguiu o segundo lugar com 68 PCs numa luta renhida com o CAOS – Clube de Aventura e Orientação de Sintra.
Competiram 44 equipes nesta prova, tendo a maioria realizado todas as etapas e controlado uma impressionante média de 70% dos CPs, o que indica a boa preparação das equipes neste final de temporada. Tal confirma e reforça a idéia de que este ano os títulos serão disputados até ao último PC da temporada. De fato, os três rankings nacionais (Elite Mista, Elite Masculina e Aventura) encontram-se em aberto para a última prova, sendo a única certeza a de que os atuais campeões nacionais de Elite Masculina, a A2Z Haglofs/Spiuk se encontram fora da corrida ao título deste ano, estando a concentrar todos os seus esforços na preparação da sua prova. São eles os co-organizadores da última corrida da temporada, em colaboração com a Comissão de Desenvolvimento das Aldeias do Xisto. Na categoria de Elite Mista temos duas equipes com boas probabilidades de ganhar – a ATV Megamedia e o Clube Millennium BCP1. No ranking de Elite Masculina temos cinco equipes: CPArmada\ Avalanche, BART, Portuguese Spirit, Caracóis do Deserto e o Clube Millennium BCP 2. Na categoria intermédia de Aventura (3 atletas e 1 substituto), há uma luta renhida entre o Exército Português e a Azeméis é Vida, estando o CAOS, a EPME e o Clube Millennium BCP 3 prontos para aproveitar qualquer erro dos seus adversários.
A última corrida da temporada, o Raid das Aldeias do Xisto, é uma prova com entradas limitadas para equipes não portuguesas que desejam competir e preparar-se para o ARWS Estoril Portugal XPD, em Dezembro. De fato, a possibilidade de competir num ARWS em Portugal está a pôr toda a gente à procura de patrocínios e a obrigar a uma séria preparação para o grande desafio.
Relativamente ao Estoril Portugal XPD 2007, é impressionante verificar o forte alinhamento das equipas da Península Ibérica (19 de momento - http://www.portugalxpdrace.com/estoril07/en/index.php), convidando as suas congéneres mundiais a descobrirem os segredos por revelar da Costa da Europa Ocidental. As inscrições com desconto fecham a 15 de Junho. As equipes interessadas não percam esta oferta promocional de correrem sob o brilhante sol de Inverno em Portugal.
Informações: www.portugalxpdrace.com / http://www.corridasdeaventura.pt
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website