Potiguares da SOS Tabatinga vencem a Expedição Carcará 2007

Por Redação - 11.Jun.2007

Sofrimento, força de vontade, superação e amizade. Estas palavras resumem o que foi a 13ª edição da Expedição Carcará, que teve o quarteto da equipe SOS Tabatinga como a grande campeã da prova. Os 312 km de distância foram percorridos de quinta-feira (7/6), de João Câmara, a 80 km de da capital potiguar, Natal, onde aconteceu a largada, até a noite de sábado (9/6), na badalada Praia de Pipa, litoral sul do Rio Grande do Norte.

A prova foi dominada em sua grande maioria pelos experientes atletas da Quatro Elementos, que acabaram superados no último trecho, de oito quilômetros pela beira-mar entre Tibau do Sul e Pipa e com a maré cheia. A largada, na modalidade trekking, aconteceu às 10h de quinta, da cidade de João Câmara, de onde 13 equipes, dos estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco e Bahia, iniciaram a disputa pela maior prova de corrida de aventura já realizada no RN.

O primeiro PC (posto de controle) estava a cinco quilômetros de João Câmara, no alto do Torreão, serrote com 160m de altitude e habitat de raros animais peçonhentos. Rapanui e a Quatro Elementos passaram em primeiro e segundo lugares, respectivamente. Dali em diante o que se viu foi o domínio da Quatro Elementos. E também uma prova de recuperação dos potiguares da Queijo de Coalho e dos baianos da Espírito Selvagem, que estavam entre os últimos.

Os atletas seguiram até o distrito de Campo Alegre, em Bento Fernandes, onde fizeram a transição do trekking para o mountain bike. O destino seguinte era Sítio Novo, onde a Quatro Elementos chegou acordando todo mundo à meia noite de quinta para sexta-feira, uma hora à frente da Extremos I e duas, da Rapanui, da Queijo de Coalho e da SOS Tabatinga. "Vamos manter um ritmo tranquilo, mas constante, para no final dar um gás e tentar a vitória", disse Albert Einstein, da SOS Tabatinga.

Foi em Sítio Novo onde começaram as primeiras baixas. No PC 6 era transição das bikes para o trekking. As equipes deram uma volta pela região, conheceram o castelo Zé dos Montes e voltaram para o PC 9, onde voltaram para a modalidade mountain bike, para se deslocar até o açude Trairi, em Tangará. Os PC's 11 a 13 eram na travessia do açude. Nessa altura, era nítido que a disputa pela vitória ficaria entre as equipes Quatro Elementos, Extremos I, SOS Tabatinga e Queijo de Coalho, primeiro, segundo, terceiro e quarto lugares, respectivamente.

A segunda noite de prova prometia. Uma pista de orientação de 4,5 km aguardava os atletas na Fazenda Floresta, em Serra de São Bento, numa noite de frio, chuva e cerração. Devido ao atraso das equipes, a organização optou por transformar o trecho de bike and run em mountain bike "Optamos por essa mudança por questão de segurança e logística, senão só terminaríamos a prova na segunda", explicou Antônio Carlos, o "Toinho", um dos organizadores da Expedição Carcará.

A Extremos I ultrapassou a Quatro Elementos no caminho entre Monte das Gameleiras e Serra de São Bento. "Passamos por eles enquanto dormiam no caminho", disse Renato Gurgel, da Extremos I. As duas equipes entraram na pista de orientação 22h30 e 23h. A SOS Tabatinga chegou à meia noite de sexta para sábado e preferiram dormir para descansar e passar o frio. Esta decisão acabou fazendo a diferença no final, pois com o corpo mais descansado, tiveram mais fôlego para o "gás no final".

Enquanto isso as equipes Extremos I e Quatro Elementos gastaram a madrugada inteira dentro da pista de orientação, que poderia ser finalizada em 40 minutos. Com a chuva, a prova de técnicas verticais precisou ser cancelada. "Com a pedra molhada, não há condições de segurança para fazermos o rapel, a tirolesa e a via ferrata", lamentou o organizador Véscio Barreto.

O último dia de prova foi alucinante. Após várias trocas de posição, não era possível apontar o campeão. Extremos I, Quatro Elementos, Queijo Coalho e SOS Tabatinga eram as únicas que ainda estavam na briga, após a saída de Serra de São Bento para a divisa com a Paraíba.

A SOS Tabatinga chegou ao PC 22, na beira da Lagoa de Guaraíras, em Georgino Avelino, com 40 minutos de vantagem sobre a Queijo de Coalho e a Quatro Elementos. "É inacreditável a prova que fizemos, estou muito feliz de termos chegado até aqui. Estávamos em último no início da prova e chegamos aqui em segundo" comemorava Renata, da Queijo de Coalho. Já a Quatro Elementos parecia abatida. "Mais uma vez isso acontece na Carcará. Ficamos na frente a prova inteira e perdemos no final", sentenciava Cecílio, o capitão da equipe, prevendo o desfecho da prova.

Mas o "quarteto fantástico", como são chamados os atletas da Quatro Elementos, chegou ao outro lado da margem do Guaraíras, em Tibau do Sul, pouco à frente da SOS Tabatinga. Entretanto, valeu o corpo um pouco mais descansado dos atletas da SOS, que ultrapassaram os adversários e chegaram à Praia de Pipa na primeira colocação, às 22h de sábado, após 60 horas de prova. "Foi uma prova de superação. Ficamos atrás e no final conseguimos superar as outras equipes", comemorou Maxon Tavares, agradecendo aos céus pelo feito.

Das 13 equipes que iniciaram a competição na categoria Expedição, apenas seis conseguiram superar o desafio dos 312 km e completar a prova. A premiação aconteceu no início da tarde deste domingo (10/6), em Pipa.

Aventura e Mini-Aventura - No sábado (9/6), foram realizadas as provas das categorias Aventura e Mini Aventura, nos municípios de Serra de São Bento e Monte das Gameleiras. A largada da Aventura aconteceu às 9h, da praça central de Serra de São Bento. Do mesmo local, às 10h, largaram as duplas da Mini Aventura. A Aventura percorreu um total de 62 km durante todo o dia, enquanto a Mini teve apenas um trekking de 11 km pelas serras de São Bento.

A Expedição Carcará 2007 foi válida pela quarta etapa do Circuito Potiguar de Corrida de Aventura - CPCA ( www.cpca.com.br ) e pelo Ranking Brasileiro de Corrida de Aventura – RBCA, com patrocínio da Bike Sport, Bike Aventura, Trampolim da Vitória, Fazenda Floresta, EC Engenharia, Construtora Ramalho Moreira e Prefeitura Municipal de Serra de São Bento, e apoio do Governo do Estado do RN e do Sest/Senat.

Categoria Expedição - 312 Km
1º - SOS Tabatinga/ Nitro/ Fortcola/ Água Mineral Tropical/RN
2º - ZN/ Quatro Elementos/RN
3º - Uvifrios/ AABB/ Queijo de Coalho/RN
4º - Hi Fit/ Bike Sport/ Os Extremos I/RN
5º - Espírito Selvagem/BA
6º - Hi Fit/ Bike Sport/ Os Extremos II/RN

Categoria Aventura - 62 Km
1º - Iguana/RN
2º - Bicho do Mato/RN
3º - Kadoshi/RN
4º - Urtigueiros/CE
5º - AR3/RN

Categoria Mini Aventura - 11Km
1 º - Comedores de Rapadura/RN
2º - Tigres da Serra/RN
3º - Feras da Serra/RN
4º - Os Guaxinins/RN
5º - Altos e Baixos/RN

Informações: www.expedicaocarcara.com.br e www.cpca.com.br

publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais