A 2ª etapa do circuito Pró Aventura 2007 de corrida de aventura aconteceu na pequena cidade de Ipeúna – SP, no dia 20/05/2007. Receptiva cidade com seus 5.369 habitantes, relevo montanhoso, rica em cachoeiras e cavernas.
A ARS compareceu com duas equipes: dupla masculina (capitão Arthur Rizzi e eu) e dupla mista (Juliana Bartijotto e Rodolfo Bravo). Eu fiquei afastado dos treinos durante 4 meses por causa de uma lesão, e voltei a treinar há um mês apenas (muito pouco tempo para competir).
Bom, vamos à prova. Largamos na praça central da cidade às 08h30 de mountain bike, em direção ao PC 01. Chegando nele assinamos em 4º lugar, com todas as equipes emparelhadas. Já para o PC 02 haviam dois caminhos possíveis: um com a navegação mais travada, e outro mais longo, com bastante subidas íngremes. Como temos maior experiência em mountain bike, optamos pelo caminho mais longo, onde preferimos não arriscar ficarmos perdidos no outro caminho. Deu certo, assinamos em 1º lugar no PC 02 e quando começamos a respirar tranquilamente eis que no PC 03 fomos alcançados por duas equipes, a Paradofobia e a Mitsubishi Quasar Lontra. A partir daí corremos quase toda a prova com eles, disputando o primeiro lugar. Fomos para o PC 04 onde fizemos uma descida carregando a bike num trecho com muitas pedras.
No PC 05 deixamos as bikes e partimos para a etapa de trekking, onde logo mais entraríamos em duas cavernas. Após rastejar por pequenos túneis dentro da primeira caverna, as três equipes desceram por dentro do rio, até então raso, com pedras e pequenas quedas. Estávamos todos sem água, e resolvemos fazer um pacto: ninguém continuaria até o último terminar de encher a mochila de hidratação! Reabastecemos e continuamos rio abaixo, agora cada equipe por si.
Quando pensávamos que a brincadeira estava acabando (afinal eram 10 PCs no total) ficamos quase uma hora tentando encontrar a trilha para a segunda caverna, onde estava o PC 09. Escalamos vários paredões íngremes de mata fechada durante esse tempo, e isso foi esgotando ainda mais as nossas forças. Foi quando o Arhur e eu resolvemos tentar um lado da montanha, e as outras duas equipes o outro. Optamos pelo lado errado e quando achamos a caverna, as outras duas equipes já estavam saindo dela. Tivemos que correr atrás do prejuízo, e mais uma vez fazer uma boa recuperação, pois estávamos uns 4 minutos atrás. Neste momento começaram a aparecer fortes câimbras, mas consegui controlá-las, graças ao incentivo psicológico do Arthur, que me ajudou muito.
Conseguimos alcançá-los na transição do PC 10, onde pegamos novamente as bikes, e saímos na frente. Neste momento ficamos bem confiantes, e conseguimos impor um forte ritmo e abrir uma certa vantagem. até a linha de chegada. Terminamos em primeiro lugar, com Paradofobia em segundo, e em terceiro Mitsubishi Quasar Lontra. Esse resultado se deve à excelente navegação do Arthur e o forte ritmo que conseguimos manter. Tempo total de prova: 7h08min.
A dupla mista ARS também fez uma ótima prova, terminando em 3º lugar na categoria.
Importante ressaltar sobre o grande espírito de companheirismo que houve entre nós e a Paradofobia, grandes atletas e excelentes navegadores. Deixo aqui meus parabéns à Paradofobia e a todas as equipes participantes.
Gostaríamos de agradecer à nossa equipe de apoio: Fredy Guerra, que não competiu por causa de um tombo sofrido no domingo anterior à prova, Marcos e Fritz, e aos organizadores Vinícios e Flávia pela ótima prova. A organização foi perfeita e a prova bem dura, sem contar o lindo visual.
A ARS corre com patrocínio de São Francisco Clínicas e UNAERP, e com apoio de Paraventuras Equipamentos, Só Suplementos, e BC Ciclismo.
Site oficial da equipe: www.arsaventura.com.br
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website