Pontualmente, às 07:00h da manhã, na Praça do Papa, localizada no sopé da Serra do Curral, que é o maior e mais importante cartão postal de Belo Horizonte, foram distribuídos os mapas da prova. A partir daí as equipes que estavam divididas entre 33 quartetos e 21 duplas, começaram a traçar suas estratégias. De cara a preocupação foi definir qual seria a melhor maneira para chegarem ao PC 1, que ficava no Pico de Belo Horizonte que é o ponto mais alto da Serra do Curral.
Às 08:00h, após o toque do Hino Nacional foi dada a largada. Os participantes saíram em direção ao Parque das Mangabeiras, atravessaram o parque, e as equipes que atravancaram morro acima ganharam vantagem em relação às que optaram em dar a volta pela estrada que chegava às torres, ao lado do PC1. Lá do alto era possível avistar toda cidade de Belo Horizonte do lado Norte, e ao Sul a Cidade de Nova Lima. Neste momento dividiam a liderança as equipes Trotamundo e Planetaventuras, que picotaram o ponto com menos de 20 segundos de diferença. Na saída do PC 1 para o PC 2 a equipe planetaventuras levou a melhor, porém, devido a grande força física da equipe Trotamundo, as duas equipes estavam juntas novamente ao chegarem ao PC 2, a partir daí, a Trotamundo assumiu a ponta e manteve-se na liderança até cruzar a linha de chegada.
A saída do PC 2 era numa região de mata fechada, e muitas equipes se confundiram na navegação e perderam muito tempo para acharem a saída correta para o PC 3.
A Transição do trekking para o montain biking ocorreu no PC 4, após o PC 5, as equipes passaram em um trecho que acompanhava um trilho de trem abandonado, que em vários momentos não havia trilhos e o pedal era em cima de pedregulhos, nestes trechos, muitas equipes não conseguiam ficar em cima da bike, o final deste martírio era no PC 6 que estava localizado em uma ponte onde a equipe se dividia para fazer o rapel e a falsa baiana. Muitas equipes tiveram dificuldade no rapel por ter uma abordagem bastante técnica, era uma saída de ponte sem parapeito, onde a técnica de abordagem era primordial para ganhar tempo. Neste momento a diferença entre as cinco primeiras equipes era inferior a 10min.
Do PC 6 ao PC 7 era uma trilha bem técnica, e as equipes que estavam bem de pedal abriram vantagem sobre as demais. Após o PC 8 o percurso passava por dentro de uma seqüência de 4 túneis ferroviários abandonados que possuíam vários trechos alagados e um dos túneis possuía 2,5 km de blecaute total, e as equipes que estavam sem boas lanternas demoraram muito para vencerem este trecho.
Após os túneis os atletas partiram para a transição de Bike para Trekking que estava no alto da Serra do Taquaril que ficava 3 km pirambeira acima. Após a transição, no PC 9, as equipes partiram para o último trecho de 5,5 km de trekking. No PC 10, metade da equipe tinha que realizar o tiro com Fuzil Ar Comprimido, nesta tarefa a equipe só saía do PC em direção ao pórtico de chegada, depois que metade de seus integrantes conseguisse acertar o alvo, estourando os balões.
Os campeões por categoria na competição foram as seguintes equipes:
Classificação Geral
1º Lugar - Trotamundo / Fórmula BH - Misto 04:08:28
2º Lugar - Beduínos Pedal Verde - Maculino 04:12:48
3º Lugar - 12º BI (OM CAMPEÃ) - Militar 04:13:28
Classificação Civil
1º LugarPlanetAventuras - Misto - 04:24:45
2º LugarForrest Gump - Misto - 04:55:00
3º LugarQuimera/Cia Athletica BH - Misto - 04:57:27
Classificação Militar
1º Lugar - PE na Estrada - 4ª Cia PE / 11ª CSM 04:44:40
2º Lugar - Avante - 17º B Log 04:47:00
3º Lugar - 4º BEC 06:45:55
Dupla Masculina
1º Lugar - Azimute - 12º BI 4h:10’:02”
2º Lugar - Phaternon 4h:20:50”
3º Lugar - Eremitas 4h:26:01”
Dupla Mista
1º Lugar - Equifurada 07h:55’:20”
2º Lugar - Tropaminas sem Salto 08h:14’:15”
3º Lugar - Comendo Poeira 09h:00’:00”
A Corrida de Aventura do Exército é fruto de uma iniciativa do Comando da 4a Região Militar / 4a Divisão de Exército, criada no ano de 2004, e tradicionalmente ocorrem todos os anos na Semana do Exército. O objetivo da competição foi plenamente alcançado promovendo o congraçamento entre o Exército Brasileiro e o a sociedade civil usando como ferramenta a prática esportiva que buscam levar o desenvolvimento do turismo em Minas Gerais, o lazer, a cultura, a preservação ambiental, e valorizando as riquezas naturais e potenciais de Minas.
Informações: www.planetaventuras.com.br
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website