Veja como foi a corrida de aventura comemorativa da Semana do Exército 2007

Por Redação - 19.Apr.2007
A edição 2007 da Corrida de Aventura da Semana do Exército, que aconteceu no dia 14 de abril, na Capital mineira, recebeu 174 competidores de várias partes de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, do Espírito Santo e Brasília. Neste ano o Comando da 4a Região Militar / 4a Divisão de Exército, organizadora do evento, optou em fazer um percurso de 45 quilômetros com as modalidades trekking, orientação, montain biking, rapel, tiro de fuzil ar comprimido e uma atividade especial que foi a falsa baiana. O objetivo foi uma prova dura para as equipes mais experientes pelo ritmo forte imposto nas provas curtas, e que ao mesmo tempo fosse possível de completar pelas equipes menos experientes.

Pontualmente, às 07:00h da manhã, na Praça do Papa, localizada no sopé da Serra do Curral, que é o maior e mais importante cartão postal de Belo Horizonte, foram distribuídos os mapas da prova. A partir daí as equipes que estavam divididas entre 33 quartetos e 21 duplas, começaram a traçar suas estratégias. De cara a preocupação foi definir qual seria a melhor maneira para chegarem ao PC 1, que ficava no Pico de Belo Horizonte que é o ponto mais alto da Serra do Curral.

Às 08:00h, após o toque do Hino Nacional foi dada a largada. Os participantes saíram em direção ao Parque das Mangabeiras, atravessaram o parque, e as equipes que atravancaram morro acima ganharam vantagem em relação às que optaram em dar a volta pela estrada que chegava às torres, ao lado do PC1. Lá do alto era possível avistar toda cidade de Belo Horizonte do lado Norte, e ao Sul a Cidade de Nova Lima. Neste momento dividiam a liderança as equipes Trotamundo e Planetaventuras, que picotaram o ponto com menos de 20 segundos de diferença. Na saída do PC 1 para o PC 2 a equipe planetaventuras levou a melhor, porém, devido a grande força física da equipe Trotamundo, as duas equipes estavam juntas novamente ao chegarem ao PC 2, a partir daí, a Trotamundo assumiu a ponta e manteve-se na liderança até cruzar a linha de chegada.

A saída do PC 2 era numa região de mata fechada, e muitas equipes se confundiram na navegação e perderam muito tempo para acharem a saída correta para o PC 3.

A Transição do trekking para o montain biking ocorreu no PC 4, após o PC 5, as equipes passaram em um trecho que acompanhava um trilho de trem abandonado, que em vários momentos não havia trilhos e o pedal era em cima de pedregulhos, nestes trechos, muitas equipes não conseguiam ficar em cima da bike, o final deste martírio era no PC 6 que estava localizado em uma ponte onde a equipe se dividia para fazer o rapel e a falsa baiana. Muitas equipes tiveram dificuldade no rapel por ter uma abordagem bastante técnica, era uma saída de ponte sem parapeito, onde a técnica de abordagem era primordial para ganhar tempo. Neste momento a diferença entre as cinco primeiras equipes era inferior a 10min.

Do PC 6 ao PC 7 era uma trilha bem técnica, e as equipes que estavam bem de pedal abriram vantagem sobre as demais. Após o PC 8 o percurso passava por dentro de uma seqüência de 4 túneis ferroviários abandonados que possuíam vários trechos alagados e um dos túneis possuía 2,5 km de blecaute total, e as equipes que estavam sem boas lanternas demoraram muito para vencerem este trecho.

Após os túneis os atletas partiram para a transição de Bike para Trekking que estava no alto da Serra do Taquaril que ficava 3 km pirambeira acima. Após a transição, no PC 9, as equipes partiram para o último trecho de 5,5 km de trekking. No PC 10, metade da equipe tinha que realizar o tiro com Fuzil Ar Comprimido, nesta tarefa a equipe só saía do PC em direção ao pórtico de chegada, depois que metade de seus integrantes conseguisse acertar o alvo, estourando os balões.

Os campeões por categoria na competição foram as seguintes equipes:

Classificação Geral
1º Lugar - Trotamundo / Fórmula BH - Misto 04:08:28
2º Lugar - Beduínos Pedal Verde - Maculino 04:12:48
3º Lugar - 12º BI (OM CAMPEÃ) - Militar 04:13:28

Classificação Civil
1º LugarPlanetAventuras - Misto - 04:24:45
2º LugarForrest Gump - Misto - 04:55:00
3º LugarQuimera/Cia Athletica BH - Misto - 04:57:27

Classificação Militar
1º Lugar - PE na Estrada - 4ª Cia PE / 11ª CSM 04:44:40
2º Lugar - Avante - 17º B Log 04:47:00
3º Lugar - 4º BEC 06:45:55

Dupla Masculina
1º Lugar - Azimute - 12º BI 4h:10’:02”
2º Lugar - Phaternon 4h:20:50”
3º Lugar - Eremitas 4h:26:01”

Dupla Mista
1º Lugar - Equifurada 07h:55’:20”
2º Lugar - Tropaminas sem Salto 08h:14’:15”
3º Lugar - Comendo Poeira 09h:00’:00”

A Corrida de Aventura do Exército é fruto de uma iniciativa do Comando da 4a Região Militar / 4a Divisão de Exército, criada no ano de 2004, e tradicionalmente ocorrem todos os anos na Semana do Exército. O objetivo da competição foi plenamente alcançado promovendo o congraçamento entre o Exército Brasileiro e o a sociedade civil usando como ferramenta a prática esportiva que buscam levar o desenvolvimento do turismo em Minas Gerais, o lazer, a cultura, a preservação ambiental, e valorizando as riquezas naturais e potenciais de Minas.

Informações: www.planetaventuras.com.br

publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais