A terceira etapa do Circuito Argentino de Corridas de Aventura realizado em outubro, no deserto de Fiambalá, teve a equipe brasileira Seival Pua no pódium. A equipe que nesse circuito participa com a dupla André e Marcelo Macedo ocupou o terceiro lugar na categoria “caballeros” e está ranqueada em segundo no circuito. A quarta e última etapa acontecerá na Província de San Juan, na região montanhosa de Cuyo, aos pés da cordilheira andina, em dezembro e a equipe foi convidada a participar.
O circuito é organizado pela A2Racing e está em sua primeira edição. As etapas são realizadas em diferentes regiões do país muito bem escolhidas e caracterizadas por possuírem cenários belíssimos, em parques ou reservas naturais e geografia muito particular. Além do deserto de Fiambalá na província da Catamarca, as etapas anteriores foram na selva Yaboti (Missiones), nos pântanos de Ibera (Corrientes).
A competição ocorre sempre em dois dias com parada noturna, percurso em torno de 200km e sem necessidade de equipe de apoio. As modalidades são as clássicas das corridas de aventura com trechos de trekking, mountain bike e remo, sem orientação. Disciplinas extras como hydro-speed (espécie de rafting em bóias) ou sandboard são inseridas nas provas, dependendo da região em que acontecem.
A cobertura da mídia é impressionante. Os principais meios de comunicação da Argentina, especializados ou não, participam da cobertura das provas. Equipes de reportagem do Clarin, Fox Sports, La Nación, Revista Aventura entre outros estão presentes. Dezenas de repórteres ficam estrategicamente posicionados com veículos 4 x 4, motos ou tricículos, com barcos e até no ar, com helicópteros para acompanhar a disputa.
Na Argentina, as corridas de aventura atlética, como são chamadas as provas com percurso balizado, são bastante comuns e muito disputadas por atletas oriundos dos esportes que originalmente praticam e aos quais têm dedicação integral. Frederico Lausi – diretor de prova -tem opinião de que esse aspecto traz muito mais público e competitividade, uma vez que participam desde esportistas do remo, ciclismo, atletismo em diferentes níveis de treinamento, até triatletas e integrantes de seleções olímpicas.
A Inti-Challenge – Carrera de Montanha - será a última etapa do circuito. A prova acontecerá nos dias 8 e 9 de dezembro, na região de Cuyo entre as cidades de Rodeo e San José de Jachal, Província de San Juan. O percurso terá aproximadamente 160 km, dividido entre as modalidades mountain bike, trekking e hydro-speed.
A seguir, um resumo das etapas que já aconteceram.
Yaboty Expedition Race – Carrera de Selva
A primeira etapa foi realiza em abril, em El Soberbio, Província de Missiones. A disputa foi travada ao longo de 200km nas modalidades trekking, mountain bike e caiaque numa região de selva, relevo ondulado e vegetação exuberante muito bem preservada.
As equipes partiram da cota 100m, sob forte serração, em direção a La Bonita, na entrada da reserva. De lá seguiram até o local conhecido como Mesa Redonda, na cota 500m e no coração da Reserva Yaboty. Muita umidade, calor e desníveis acentuados das trilhas na selva exigiram muito dos competidores. Uma ótima infra-estrutura foi montada pela organização para o trecho de caiaque no Rio Yaboti. Na transição, gatorade, água, sanduíches e o pessoal de apoio da A2Racing dando suporte aos competidores. A perna de remo foi bem tumultuada, com várias equipes tendo problemas com barcos encalhados nas corredeiras, alguns viraram, outros quebraram. O nível do Rio Yaboty baixou, expondo no seu leito novas corredeiras e garantindo muita emoção na disputa. Do total de 73 equipes inscritas, 30 completaram essa prova. A equipe chegou em quinto.
Ibera Experience – Carrera de Pântano
Realizada em agosto, nos Esteros de Iberá, Província de Corrientes, a segunda etapa teve ritmo muito forte em um relevo plano. Desafios extras com longos trechos de areia fofa e ventos contrários nas pernas de mountain-bike e remo multiplicaram a satisfação de cruzar a linha de chegada depois de dois dias de prova percorrendo caminhos, trilhas e lagoas da Reserva Iberá. A Reserva é um ecossistema formado por ambientes terrestres, aquáticos e banhados formando um extenso pantanal. O percurso com mais de 200km permitiu aos competidores atravessar áreas extremamente restritas da reserva e testemunhar paisagens e cenas com vegetação típica e animais selvagens como jacarés e capivaras e dezenas de espécies de aves em seu habitat natural. Um trecho percorrido de bike nos pântanos, atravessando campos e uma área de antigas lavouras com valetas, ensecadeiras, diques, por cima de taipas foi um dos mais emocionante da prova.
Ao todo foram 49 equipes concorrentes, dentre as quais, equipes experientes das corridas de aventura, atletas de triatlon e de cross-triatlon, expoentes no cenário do atletismo sul-americano. Apesar do elevado nível técnico das equipes, a Seival Pua conseguiu um 7o lugar na categoria e o 14o no Geral.
Fiambalá Trail – Carrera de Deserto
A terceira etapa foi disputada nos dias 14 e 15 de outubro numa região desértica, no noroeste do país, a poucos quilômetros da fronteira com o Chile. Os competidores sentiram bastante as dificuldades da corrida que atravessou dunas e trilhas acompanhados de tempestades de areia, baixa umidade do ar e altitudes que atingiam os 2000m. Tudo muito bem recompensado pela beleza do lugar, apesar da aridez: cenários de montanhas multicoloridas, escarpas de rocha ou solo, vales secos e alguns oásis com água.
Sessenta equipes largaram no sábado pela manhã de Saujil, 15km ao norte de Fiambalá, onde ficam as famosas águas termais. Depois de uma perna de bike até as dunas, os atletas começaram a experimentar o vento seco que sopra dos Andes e que vai aumentando de velocidade na medida em que o sol e as temperaturas vão subindo. Vários atletas foram atendidos no posto de controle ao final das dunas com bolhas nos pés e sinais de desidratação. Pernas de bike e trekking em rios secos sob sol escaldante foram sempre muito sacrificantes. O sandboard nas dunas mais altas do mundo e tempestades de areia que literalmente arrastavam o atleta e a bike garantiram as maiores emoções da prova.
A equipe ocupou o terceiro lugar no podium da categoria duplas masculinas e, com os pontos acumulados no circuito, a dupla está em segundo lugar na categoria e em terceiro no geral.
A equipe Seival Pua de Corridas tem base em Porto Alegre, RS e participa de corridas de aventura, endurance e de rua na região sul do Brasil. É composta de atletas que atuam profissionalmente nas áreas da engenharia, arquitetura, administração de empresas, financeira e nutrição e se dedicam fortemente às competições esportivas outdoor.
Para ler os relatos completos dessas e de outras provas ou informações sobre a equipe, os contatos podem ser feitos através do site http://paginas.terra.com.br/esporte/seivalpuateam/ ou através do endereço seivalpua@terra.com.br
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website