Explorer atraiu atletas iniciantes e experiêntes na bela região de Sauípe

Por Wladimir Togumi - 01 Dez 2010 - 19h03

Trinta quilômetros pela bela região do Sauípe foi o desafio enfrentado pelos participantes da segunda etapa do Circuito Explorer. A base do evento foi montada na Fazenda São Lucas, localizada a menos de uma hora da capital baiana e às margens da Linha Verde, rodovia que segue o litoral norte baiano até a divisa com Sergipe.

O foco principal do evento foi trazer novos atletas para as corridas de aventura e foi formatado com um percurso mais curto que as provas trandicionais, mas oferecendo os mesmos desafios encontrados nas provas maiores. As 34 duplas mistas, masculinas e femininas tiveram que suar muito para alcançar os 21 postos de controle espalhado pelo percurso. Aliás, suar muito mais, porque o calor e sol forte já faziam sua parte mesmo com as pessoas paradas.

A movimentação na fazenda começou cedo e muitos atletas levaram amigos e familiares para acompanhar a aventura. Atletas novatos e experiêntes se misturavam e corriam atrás do tempo para conseguir arrumar as mochilas, preparar as bicicletas e ficar pronto para a largada. Os navegadores tiveram um pouco mais de trabalho, pois tinham que preparar os mapas entregues em duas cartas no tamanho A4 e em escalas diferentes (1:25.000 e 1:7.500).

Enquanto a maioria das equipes se concentrava no quiosque central da fazenda nos últimos preparativos, ali ao lado Mauro Abram, presidente da Federação Bahiana de Corrida de Aventura (FBCA), dava uma aula expressa de navegação para outra dupla.

Durante o briefing realizado pelos organizadores e irmãos Paulo e André Reis, os atletas aproveitavam para se hidratar e espantar o calor com muita água de côco e açaí.

As equipes largaram correndo num ritmo forte. Para os atletas mais experiêntes e acostumados com os mapas em escalas maiores, as estradas e bifurcações pareciam chegar muito rápido e em pouco tempo as primeiras equipes já estavam de volta para pegar as bicicletas.

Um providencial chuveiro à beira do campo de futebol utilizado como área de transição foi a salvação para os participantes. Antes de partir pedalando, um banho frio colocava os sentidos alertas novamente e animava os atletas a seguir em frente.

E como não poderia dexiar de ser, devido às características da região, a areia dificultou o progresso das equipes e aumentou a dificuldade do percurso.

O próximo objetivo era chegar do outro lado da Linha Verde e depois partir para outro trekking, desta vez "temperado" com tirolesa, natação, canoagem e arvorismo, antes de retornar para a chegada.

As quantidade de 34 duplas, vindas não apenas da capital mas também de Feira de Santana e da distante Petrolina (PE), pode parecer pouco para algumas pessoas mais exigentes, mas o evento foi um sucesso, mesmo com as dificuldades relatadas por alguns participantes.

Quase nenhum organizador se arrisca a oferecer apenas um tamanho de percurso, com pequena distância e sem premiação, com medo de não chamar a atenção dos atletas mais antigos e que buscam maiores desafios, e ao mesmo tempo não conseguir atrair novos entrantes nas corridas de aventura.

Resultado
Dupla Masculina

1. Gantuá Millennium Tia Sônia
2. Millennium Daventura Makaira
3. Kaaporas

Dupla Mista / Feminina
1. Caatinga Trekkers
2. Millennium Daventura Makaira
3. Companheiros de Aventuras

Mais informações: circuitoexplorer.wordpress.com

Visite também: www.fbca.com.br

Wladimir Togumi
Por Wladimir Togumi
01 Dez 2010 - 19h03 | nordeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais