Gantuá Millennium Tia Sônia vence a Carrasco Fast 2010

Por Wladimir Togumi - 12 Out 2010 - 17h51

Fazendo uma prova de recuperação, a equipe Gantuá Millennium venceu a Carrasco Fast 2010, realizada nos dias 9 e 10 de outubro em Feira de Santana (BA). A organização reuniu em um mesmo evento corredores de rua e corredores de aventura, sendo que os primeiros tinham as opções de percurso de 5 Km e 11 Km e o restante seguia para o entorno da cidade para 100 quilômetros correndo, pedalando, remando e subindo por cordas.

A concentração dos participantes chamava a atenção dos moradores na noite de sábado. Enquanto os corredores de rua aguardavam o momento certo para se aquecer, os aventureiros cumpriam o ritual de arrumar equipamentos e traçar o caminho a ser percorrido no mapa. Aliás, pela primeira vez o mapa não foi impresso em papel e sim, em lona, o mesmo material utilizado em backdrops e banners, garantindo maior resistência a rasgo, naturalmente impermeável e podendo ser dobrado como o papel.

O recém inaugurado restaurante de fast-food Giraffas foi o local escolhido como base pelos corredores de aventura para trabalhar os mapas e aproveitar para jantar, disputando mesas com os moradores locais que vinham conhecer a novidade.

Clique aqui para ver a galeria de fotos da Carrasco Fast 2010

A banda de covers "80 na Pista" animava o público no momento pré-largada e a RedBull Girls quase não davam conta de distribuir as bebidas para os competidores quando os participantes começaram a se alinhar ao som de Sweet Child O'Mine. A polícia motorizada se adiantou para fechar o trânsito e por um descuido alguém se adiantou e queimou a largada, levando todo mundo junto. Começava a Carrasco Fast.

Em poucos minutos o pelotão sumiu na Av. Getúlio Vargas e em outros poucos minutos o primeiro colocado da corrida de rua retornava para cruzar a linha de chegada. Mas os corredores de aventura não fizeram feio e logo também estavam de volta para pegar as bicicletas e seguir para a primeira transição.

O clima ameno durante a noite foi benéfico para os atletas, que conseguiram assim ter um melhor rendimento até que o forte sol característico da região aparecesse como um desafio a mais a ser superado. O lado negativo foi a navegação noturna, exigindo muito mais dos navegadores. Mas pior do que navegar à noite com os mapas topográficos é conseguir sair de qualquer cidade com eles. A navegação urbana é sempre complicada.

E foi a navegação que tirou por algumas horas a Gantuá Millennium da disputa pelo primeiro lugar. A primeira informação que chegou foi que ela tinha sido a primeira equipe a terminar a seção de canoagem e apesar do organizador Paulinho ter comentado sobre a dificuldade de navegação na seção de trekking seguinte, não se esperava que a liderança fosse perdida. Mas quem primeiro adentrou a transição para as bicicletas foi a Insanos Millennium, seguida da Raso da Cata.

A Makaíra Millennium Daventura era outra equipe esperada com ansiedade, mas a aposta não era em qual classificação chegaria e sim, quanto tempo os atletas levariam para fazer o trekking sem tênis. A equipe não se atentou ao fato da transição da canoagem para o trekking não ter apoio e optaram por remar descalços.

Assim como a Gantuá, a Makaíra começou a correr atrás do tempo perdido nesse começo de prova.

Já estava claro quando o quarteto Raso da Cata e a dupla Atlas Brasil Mad Dog terminaram a seção de mountain biking. Dali para a frente a liderança da prova começou a se alternar e a diferença entre as primeiras equipes, a diminuir. Neste trecho a Gantuá conseguiu recuperar mais de 2 horas perdidas e já começava a abrir espaço no primeiro pelotão.

A subida até o alto do Morrão teve mata fechada e muito espinho e as equipes já estavam muito próximas uma das outras. O final da prova se aproximava e elas tentavam apertar o passo para não perder posições.

A Gantuá tinha retomado a liderança quando saiu para o final da prova no rio Jacuípe com natação, canoagem e técnicas verticais. Ela foi a única que fez a ascensão de mais de 20 metros na ponte sobre o rio, retornando para os caiaques e seguindo para a chegada como campeã da quarta etapa do Campeonato Baiano de Corrida de Aventura. O restante das equipes não conseguiu passar no horário de corte e seguiram remando direto.

Classificação Parcial
Quarteto

1 - Gantuá Millennium Tia Sônia
2 - Insanos Millennium
3 - Giramundo
4 - Rasodacata
5 - Extreme

Mais informações: www.caatingatrekkers.com.br

Wladimir Togumi
Por Wladimir Togumi
12 Out 2010 - 17h51 | nordeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais