Equipe Selva relata a conquista do segundo lugar na primeira etapa do Extremaventura

Por Equipe Selva - 14 Abr 2004 - 20h46

Esta prova teve uma característica de expedição com a largada na cidade de Faxinal e a chegada em Londrina com um percurso de 150 km, divididos em trekking, mountain bike e canoagem.


Equipe no primeiro trecho de trekking
Foto: Fernando Monteiro/ Adventuremag


Equipe ficou com a segunda colocação
Foto: Fernando Monteiro/ Adventuremag

Depois de uma largada promocional na frente da Prefeitura de Faxinal, onde o Governador do Estado do Paraná, o prefeito da cidade e outras autoridades fizeram seus discursos, todas as equipes foram levadas para o local da largada, ao lado de uma cachoeira de mais ou menos 50 metros, em uma fazenda a 7 km da cidade. O visual perfeito para uma largada de corrida de aventura.

A largada aconteceu às 10:40h da manhã de sábado, em um trekking até o PC 3. Neste trecho houve dificuldade na navegação entre o PC 1 e o PC2 , pois estava difícil achar a trilha que descia para o canyoning, mas a equipe SELVA, depois de perder uns 15 minutos procurando a trilha, resolveu pôr em prática sua "marca registrada" e desceu a montanha abaixo rasgando o mato e, felizmente, encontrou a trila que levava ao PC 2.

Estávamos em segundo. Em primeiro lugar estava uma equipe local de Faxinal que era formada por guias turísticos e conheciam bem aquelas trilhas. Percorremos o canion até encontrar a cachoeira da Bufadeira, um visual maravilhoso, onde em seu topo estaria o PC 3 e a transição para bike. Quando trocamos de modalidade e pegamos as nossas bicicletas, continuávamos em segundo e a equipe de Faxinal a 30 minutos na nossa frente.

Neste trecho de bike cometemos alguns errinhos de navegação, facilitando assim a ultrapassagem de outras equipes. Terminamos este trecho em 4° lugar, com uma diferença de 1:30h da equipe de Faxinal , 1 hora da Paranáventura e 8 min da equipe 3a colocada. Já no trekking, próxima modalidade da prova, nós iniciamos com sorte! A equipe 3a colocada foi para o lado contrário e nós conseguimos ultrapassá-los logo na saída do PC 6. Estávamos bastante motivados, já que o trekking é o ponto forte da nossa equipe. No PC 7, tínhamos diminuído a diferença para 35 minutos das 2 equipes que estavam na nossa frente.

Neste ponto desconfiamos que a equipe de Faxinal estivesse ficando cansada, já que havia diminuído o ritmo e que a nossa grande disputa seria com a equipe Paranaventura. Ao final do trekking tínhamos diminuído a diferença para apenas 9 minutos das primeiras equipes.

Ao cair da noite, começamos novamente um longo trecho de bike. Seguimos em um ritmo constante, porém não muito forte, já que o atleta Silvo sentia fortes dores no ombro esquerdo, provavelmente devido à trepidação. Mesmo assim, logo passamos a equipe de Faxinal, que estava tendo problemas com suas lanternas, e nosso objetivo agora era alcançar a Paranaventura, mas só na etapa de canoagem.

Chegamos no PC 11, transição da bike para a canoagem e também local onde encontramos nossa caixa com comidinhas gostosas, com diferença de 45 min para a Paranaventura, que estava em 1° lugar. Fizemos uma transição rápida e logo entramos na água. Estávamos animados e remamos forte, fazendo o 1° trecho em 2:40h, saímos para a portagem, que na planilha dizia que levaria aproximadamente 30 minutos, mas com certeza, só se fosse de carro!!!! A pé, com o duck na cabeça, demoramos 1:50h. Faltando 2 km para o final do "carregamento de duck", o Julio, organizador da prova, ficou com pena e levou 2 mochilas e os remos para gente, no carro dele, até o PC 13. Mais tarde descobrímos que fomos a única equipe da prova a fazer a desastrosa portagem, pois a Paranaventura passou pelo local do PC 12 (local da portagem) antes dos organizadores chegarem lá. Acabaram então remando direto até o final do trecho de canoagem. Da equipe 3a colocada em diante, não foi preciso realizar a portagem, já que elas passaram pelo local de dia.

Entramos novamente no rio, ainda com a missão de buscar a primeira colocação. Remamos forte e completamos o 2° trecho do duck também em 2:40h. Daí fizemos o ultimo trecho de bike até a cidade de Londrina, que aliás era cheio de subidas, em um ritmo muito forte, pois como a organização iria descontar o tempo que perdemos fazendo a portagem, tínhamos chance de chegar mais perto da Paranaventura.

Acabamos terminando na 2a colocação e com o tempo descontado, ficamos apenas 15 min atrás da 1a colocada e muito felizes por mais uma prova terminada. Dura mesmo foi a volta para São Paulo pela Castelo Branco. Levamos 12 horas lutando contra o sono e contra o trânsito terrível de volta de feriado!!

Gostaríamos de agradecer a PEDAL POWER, que fornece o apoio de revisão e peças das bike e a INTEGRALMÉDICA, que dá todo o suporte nutricional e suplementos alimentar.

Equipe Selva

Equipe Selva
Por Equipe Selva
14 Abr 2004 - 20h46 | sul |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais