A corrida de aventura está perdendo sua identidade?

Por Wladimir Togumi - 25 Nov 2013 - 11h28

Sabemos que a corrida de aventura é um esporte de nicho, que não atinge a grande mídia facilmente e consequentemente, o grande público. A não ser quando o assunto é o Ecomotion/Pro, maior evento brasileiro e etapa do circuito mundial ARWS.

Por quantas vezes quando vocês, atletas, tiveram que explicar para amigos e parentes o esporte que praticam? E a cada nova pessoa conhecida, voltar a explicar tudo de novo? Ou ainda, explicar para as mesmas pessoas tudo de novo?

Identidade da Corrida de Aventura

São poucas as pessoas que sabem do que se trata uma corrida de aventura e o uso e divulgação errada do nome pode ser um problema no futuro.

Foram duas situações que me levaram a fazer o questionamento:
- Por mais de uma vez recebi um release com o termo ‘corrida de aventura’ no título
- O aumento de pessoas interessadas em participar de grupos como ‘corrida de aventura’ e ‘corredores de aventura’ em redes sociais.

À primeira vista esses seriam dois bons motivos para nos animarmos, mostrando o reaquecimento do esporte e o aumento da base de participantes, mas tudo é puro engano. Em ambos os casos, o assunto e o interesse estava no que chamamos por aqui de corrida de montanha/trail running/cross country.

Acredito que uma das causas é a participação cada vez maior de brasileiros em terras portenhas. Um dos maiores organizadores da Argentina, o Club de Corredores, usa os termos ‘carreras de calle’ e ‘carreras de aventura’ para diferenciar suas corridas de rua e fora do asfalto.

Temos também a entrada de franquias argentinas no Brasil, como a K42, que acabam importando os mesmos termos e usando por aqui.

Fazendo a tradução para o português, a confusão está criada.

Em linhas gerais, as descrições que usamos no Brasil são:
Corrida de aventura - evento com diversas modalidades como trekking, mountain bike e canoagem, sem percurso demarcado, no qual os participantes fazem o uso de mapa e bússola para encontrar postos de controle e traçar o melhor caminho até a linha de chegada.
Corrida de montanha – Também chamada de trail running ou cross-country, são as corridas a pé fora do asfalto.

Wladimir Togumi
Por Wladimir Togumi
25 Nov 2013 - 11h28 | geral |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais