5 livros que todo corredor deve ler

Já diria a famosa frase: “Somos o resultado dos livros que lemos, das viagens que fazemos e das pessoas que amamos…” (Airton Ortiz)”

Coronavirus, pandemia, #FiqueEmCasa…

Isso lembra de uma passagem da minha vida, vou contar para vocês.

Sou um leitor adicto. Leio de tudo. E, tudo começou no Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul. Nesta época, eu era oficial de movimentação processual, bonito nome né?! O nome popular para essa honrosa função: office-boy.

Era o longínquo ano de 2005, eu fui transferido para o gabinete da vice presidência e, naquela época, não existia celular com internet, computador era somente com a intranet dos processos. A grande maioria dos meus dias, não tinha muito serviço, era um ócio gigantesco, minha hiperatividade não aguentava ficar olhando para o nada (nessa época, não pensava em meditar).

Então, resolvi deixar este ócio, criativo. Comecei a pedir livros a todos os funcionários que trabalhavam comigo, pessoas extremamente inteligentes e cultas. Tive sorte. Afinal, essas pessoas eram fruto dos livros que liam. Desde então, me apaixonei pelos livros. Entrar em uma livraria para mim é como uma criança entrar em playground.

Tenho mantido, desde então, uma média de 20/25 livros/ano +-. Com o passar do tempo, comecei a correr e livros relacionados a esporte, saúde, desenvolvimento pessoal viraram os preferidos.

“Uma dica: existe um site em que compro os livros usados por um valor inferior aos novos. O nome é estante virtual”

Então, elaborei uma lista de alguns livros que considero “leitura obrigatória” para todos os corredores. Aproveite esse momento em casa e comece a se divertir. São eles:

Nascido para correr

Christopher Mcdougall

Vou começar com o que acho o melhor, o mais completo. A bíblia da corrida. A grande maioria, no minimo, já ouviu falar dele. Já li 4 vezes este livro e pretendo ler novamente nos próximos dias. Um livro que é extremamente bem escrito, que te faz estar no meio da história que é contada. E, em meio a essa trama, o autor vai colocando fatos jornalísticos, históricos e científicos.

Para mim, um livro completo. Quando comecei a ler achei que era apenas uma história de ficção e, então, fui buscar na internet as informações contidas no livro. Busquei e li todas as referências, todos os fatos históricos e o mais legal, até as fotos das histórias que são contadas. Acho que já deu para perceber o quão fã sou deste livro. Recomendo fortemente. Aliás, se for seguir alguma dica, siga esta.


Correr ou morrer

Kilian Jornet

O livro do maior corredor de montanha da atualidade. “Correr ou morrer” é a frase que ele lia todos os dias pela manhã. E isto transformou sua vida e seus treinos.

O mais legal deste livro é conhecer como nasceu e se desenvolveu um dos maiores atletas da história. O livro demonstra um atleta extremamente perfeccionista, respeitoso, dedicado e muito bem treinado desde a infância. Acima de tudo, mostra a filosofia de vida e a paixão pela montanha. Um livro inspirador.


50 maratonas em 50 dias

Dean Karnazes

A autobiografia do mais famoso ultramaratonista do mundo. Como o próprio título do livro propõe, o autor conta como foi cada uma das 50 maratonas e toda dificuldade e logística realizada neste projeto.

É, obviamente, um desafio insano e que poucos no mundo poderiam realizar, um deles é Dean. O legal deste livro é que cada dia é uma história diferente e, cada história, desenvolve um assunto relacionado a corrida.

Alimentação, treinamento, motivação etc. Um livro bem completo que mistura autobiografia, história e parte técnica.


Do que eu falo quando eu falo de corrida

Haruki Murakami

Este livro conta a história de Haruki Murakami que, em 1982 decidiu vender seu bar de jazz em Tóquio para se dedicar à escrita. Nesse mesmo período, começou a correr para se manter em forma. Um ano mais tarde, ele completou, sozinho, o trajeto entre Atenas e a cidade de Maratona, na Grécia, e viu que estava no caminho certo para se tornar um corredor de longas distâncias.

O legal desta obra é ver o relato do autor contando os altos e baixos que envolvem o ato de correr. Conta os dias ruins, dias bons e como a corrida ensina a ser disciplinado.


Corpo Ativo, Mente Desperta

John J. Ratey

O livro mais técnico desta seleção. Esta obra traz um embasamento cientifico sensacional. Porém, uma linguagem extremamente acessível. Este livro mostra o poder do exercício físico, principalmente, o aeróbio para outras funções do dia a dia. Demonstra como ele pode ser um potencial “remédio” para depressão, deficit de atenção, etc.

Bem como, potencializador de produtividade, saúde e inteligência. Um livro muito recomendado para quem tem filhos e para quem precisa aumentar a produtividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *