Planejando o treino

Para se elaborar um planejamento de treinamento, há alguns itens que devem ser respondidos:

· Data da prova
· Modalidades que constituem a competição
· Distância a ser percorrida
· Tempo disponível para o treinamento
· Duração da prova
· Determinar as capacidades físicas predominantes durante a competição

A partir desses dados, já é possível montar um planejamento ou uma planificação para os seus treinamentos. Conseqüentemente a probabilidade de alcançar a sua melhor forma física próxima à competição desejada.

Existem três etapas principais durante o programa: Preparação geral, Preparação Especial ou específica e Preparação Competitiva.

Preparação geral: o objetivo principal neste período é adquirir o condicionamento físico necessário para suportar de forma satisfatória os treinos que serão realizados durante a preparação específica.

Preparação Especifica: como o próprio nome diz, neste período de treinamento as atividades realizadas devem ser as mais semelhantes possíveis às realizadas na competição ou que exercitem grupos musculares mais utilizados na mesma.

Preparação competitiva: este é o momento de “polimento”, isto é, realizar os acerto finais na preparação específica, dando uma prioridade maior à técnica e no ritmo de execução dos movimentos pois estes devem ser bem próximos ao da competição.

Período de transição: momento e que damos um certo descanso para o nosso corpo para que este se recupere para a nova temporada de treinamento.

O VOLUME de treinamento é inversamente proporcional à INTENSIDADE de treinamento. O primeiro realiza um movimento descendente durante todo o programa, enquanto que a INTENSIDADE realiza um movimento ascendente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *