WTR OMRON reuniu 1.200 atletas em Arraial do Cabo

Mil e duzentos atletas percorreram os três percursos (6km, 21km e 30km) da 2ª etapa da World Trail Races pelas praias e belas paisagens de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos (RJ). A WTR OMRON Arraial do Cabo teve a arena de eventos montada na Praia Grande, que foi aberta ao público e local do Kids Race, corrida destina às crianças para aprenderem desde cedo os benefícios da prática esportiva. O evento que reúne millhares de participantes de todo o país, entre atletas profissionais e amadores, teve aproximadamente 400 inscritos a mais do que a etapa de abertura da temporada. O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno Félix dos Santos, também prestigiou a etapa pioneira na cidade.

Thiago Diz / Foco Radical

Yuri Binder, sócio-diretor da 213 Sports, faz um balanço positivo da etapa que chega a 7ª edição. “O evento foi um sucesso! Começou com o clima meio nublado, às 7 da manhã, o que facilitou muito a vida dos atletas nas primeiras 2 horas da prova e depois o sol abriu e tivemos um dia lindo. O percurso foi bom, bem duro, mas no nível que os atletas gostam. No pós-prova reunimos mais de 2mil pessoas na arena de evento, todos se divertiram e curtiram bastante. Só temos de agradecer aos participantes e nossos patrocinadores que prestigiaram a WTR OMRON Arraial do Cabo”, ressalta.

O percurso desafiador agradou a todos. Independentemente da prova e do nível técnico dos competidores, cruzar a linha de chegada teve um sabor especial para estreantes na etapa, assim como para atletas assíduos do calendário da WTR que já participaram de edições anteriores, como Eduardo de Brito Ramos, que venceu pela quinta vez a prova de 21km. O atleta completou em 1h37m12s e conta que para seguir no topo precisa manter o treinamento em dia.

“Prova travada, muito boa, então foquei nas rodagens de morros e descidas. Vim com a prova desenhada na mente e somente botei o ritmo que o corpo poderia aguentar e venci mais uma! Agora, sou pentacampeão do WTR Arraial do Cabo”, comemora Ramos.

Na prova feminina de 21km a campeã foi Núbia Oliveira (2h18m46s). No percurso de 6km quem subiu no lugar mais alto do pódio foram Paulo Roberto Mendes de Souza Jr, que completou em 29m46s, e no feminino, Sandra Martins, em 35m23. Já na prova de 30km Edivaldo Souza mostrou alto nível técnico e de preparado e cruzou a linha de chegada após 2h17m00s e foi o campeão. O resultado do 30km feminino está sob análise por questões do uso de equipamentos obrigatórios que constam no regulamento da competição e será divulgado em breve.

Thiago Diz / Foco Radical

Não foram somente os vitoriosos que subiram ao pódio que merecem destaque. Histórias de superação de participantes da WTR também fazem dos atletas vencedores, como é o caso da ultramaratonista Drica Rosa, que sofreu um acidente enquanto treinava para uma prova na Europa e retornou às competições nesta etapa em Arraial do Cabo. “Estava treinando na Itália, antes da pandemia, para uma prova de 100 milhas e sofri um acidente e perdi 4cm do tendão. Fiz uma cirurgia, tive úlcera de compressão devido ao gesso, e médicos, fisioterapeutas e amigos disseram que eu não voltaria. E hoje foi minha primeira prova de Trail, foi de 6km, e eu consegui!”, disse emocionada ao cruzar a linha de chegada. Drica completou o percurso de 6km na 15ª posição, em 44m20s.

Ações e atividades pós-prova – As etapas da WTR vão muito além da competição. O estilo de vida saudável, a cultura do esporte de montanha, bem como proporcionar o ecoturismo e ações de sustentabilidade fazem parte do evento. Após completarem o percurso, os atletas puderam desfrutar do espaço da OMRON com diversas ações para o recovery, outras tendas ofereceram massagem, bota de compressão e piscina de crioterapia. Mas também teve muita diversão, com show da banda Ramona, food park, Bar Patagônia, Test Drive da On Running, WTR Store, cama elástica para a criançada, entre outros. “O lugar é lindo, maravilhoso e a prova é muito bem organizada e requer muito fortalecimento devido a essa especificidade de correr na montanha, na areia, nas subidas de paralelepípedos. E o pós-prova do evento também é fantástico, uma das coisas mais valiosas que o atleta pode ter em uma corrida, além de poder estar com amigos e conhecer novos amigos de outros lugares”, afirma Luiz Henrique Almeida, treinador, que completou a prova de 30km em 4h23m04s.

Agora, os atletas se preparam para a próxima etapa, WTR Miguel Pereira, que será também no Rio de Janeiro, na estância climática de Miguel Pereira, nos dias 9 e 10 de julho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *