3ª Etapa da WTR acontece na estância climática de Miguel Pereira (RJ)

Agora é a vez da estância climática de Miguel Pereira (RJ), localizada a 618 metros acima do nível do mar, sediar uma etapa da World Trail Races. A WTR Miguel Pereira é inédita e ocorre neste fim de semana, 9 e 10 de julho, com atletas de várias partes do país. Para os atletas de Trail Run, a prova será no sábado com percursos de 30km, 16 km, 7 km, além do Kids Race. Já no domingo, a etapa marca a abertura do calendário de provas de Mountain Bike (MTB) e terá dois percursos, de 52 km e 27km. A largada e chegada serão no Lago Javary.

Os atletas de Trail Run terão três percursos desafiadores. O de 30 km será a prova mais longa e vai explorar vários pontos turísticos da cidade, como Lago Javary, Fazenda Santa Cecília e a Ponte de Ferro Paulo de Frontin. Terá desnível positivo de 1.521 metros, vai explorar, sobretudo, a região montanhosa da região. A prova de 16 km terá desnível positivo de 580 metros, com percurso que passará por alguns pontos turísticos, como o Morro do Francês e o pórtico de entrada de Miguel Pereira. Já o de 7 km, apesar de mais curto, não dará moleza também, pois terá desnível de 125 metros. Ela começa passando pelo Lago Javary, depois Mirante Divinea e pela Estação Governador Portela, Maria Fumaça.

Abertura do calendário de Mountain bike

Para os ciclistas a organização preparou também percursos de tirar o fôlego em meio a belas paisagens do interior do estado do Rio de Janeiro. Adrenalina é o que não vai faltar para os atletas que disputam os 52 km, rota com desnível positivo de 1.391 metros, que exigirá muito preparado físico para pedalar. Já o percurso de 27km terá desnível positivo de 819 metros e visual deslumbrante em meio às montanhas.

Lifestyle

Foco, determinação, treino e muito preparo físico são necessários para os atletas que cultuam o lifestyle dos esportes de montanha encararem uma etapa com percursos em meio a altas montanhas, como será em Miguel Pereira.

“Para nós é uma satisfação trazer uma nova etapa da WTR, no estado do Rio de Janeiro, para Miguel Pereira que foi reconstruída, tem muitos atrativos e está cada vez mais preparada para receber o turismo esportivo. Não poderíamos deixar de acompanhar esse crescimento da cidade e explorar esta vegetação e clima maravilhosos. Temos certeza que será uma das etapas mais lindas do nosso circuito e teremos uma recepção muito calorosa”, afirma Yuri Binder, sócio-diretor da 213 Sports que completa: “Aproveitamos para agradecer à Prefeitura de Miguel Pereira por todo o apoio e suporte para realizar mais esse grande evento para nossos atletas.”

Atrações e atividades para toda a família

Além do Kids Race – largadas e distâncias serão divididas de acordo com as faixas etárias -, que envolve os pequenos desde cedo para seguirem o caminho dos pais nas corridas de Trail Fun e a aprenderem os benefícios da prática esportiva e do contato com a natureza, as etapas da WTR reservam uma programação especial por cada cidade que passam.

Dentro da Arena WTR – que será montada no Lago Javary – o público poderá desfrutar de food park, música, ativações de patrocinadores e muitas outras atrações e atividades. Entre elas, estão programadas Test Drive da On Running; Bar Patagônia; Recovery Gratuito com massagem, bota de compressão e piscina de crioterapia para atletas e público; Espaço OMRON, com avaliação com balança de bioimpendância; WTR Store com venda de produtos oficiais da Liga; shows com banda ao vivo (serão dois no sábado e dois no domingo), cama elástica para as crianças, entre outros.

A WTR tem forte compromisso com o legado sócio esportivo e de sustentabilidade, que transcende o calendário de esportes outdoor e impacta diretamente no turismo e na economia locais, incentivando o ecoturismo. Assim, algumas ações estão programadas para preservar o meio ambiente, como limpeza das trilhas antes, durante e após as provas. Não serão utilizados copos plásticos descartáveis e haverá reciclagem dos resíduos gerados no evento. Paralelamente, serão arrecadados equipamentos esportivos durante a entrega dos kits, que terá como destino à comunidade local e, ainda, doação de alimentos não-perecíveis, medalhas e troféus para projetos sociais.

Miguel Pereira

Localizada a apenas 123 km da capital, a cidade fluminense é preparada para aventura, carrega muita história, cultura e pontos turísticos que atraem milhares de visitantes anualmente. Com clima perfeito, estradas cênicas e seguras, é ambiente ideal para atividades esportivas ao ar livre. O município tem investido constantemente no desenvolvimento de sua infraestrutura turística e esportiva, atraindo cada vez mais competições de alto nível em diferentes modalidades. Tanto que não foi escolhida à toa pela WTR. Nos últimos anos fortaleceu a rede hoteleira, ganhou novos restaurantes e segue atraindo cada vez mais turistas por seu clima e belas paisagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *