6 motivos para viajar a Ultra Paine, o primeiro trail running no coração da Patagonia Austral

O evento já tem inscritos de 30 países e acontecerá entre os dias 23 e 25 de setembro em Torres del Paine, Chile.

O encanto de correr em trilhas e a alegria de estar diante de paisagens inesquecíveis em um dos lugares mais intocados do planeta. Essa é a magia que resume a Ultra Paine, corrida de trail running que acontece na Patagônia chilena e que comemora sua oitava edição em 2022.

Com Puerto Natales (Região de Magalhães) como cidade base e com as montanhas do Parque Nacional Torres del Paine como imagem de fundo, o Ultra Paine acontecerá entre os dias 23 e 25 de setembro.

Uma corrida com história

Ultra Paine foi o primeiro evento de trail running realizado no Parque Nacional Torres del Paine e na Patagônia Austral Chilena. Sua primeira edição foi em 2014 e, desde então, vem sendo realizada anualmente. A única exceção foi em 2020, devido à pandemia que afetou o mundo. Em 2021 teve mais de 1.200 corredores e cumpriu todos os protocolos de saúde. Agora, a Ultra Paine prepara a nova versão que vai estender sua carreira de sucesso.

As fascinantes paisagens da Ultra Paine

A corrida acontece no extremo sul do continente americano, em uma localização privilegiada na Patagônia Ocidental, a leste do Campo de Gelo Sul e nas proximidades do Parque Nacional Torres del Paine, na Província de Última Esperanza. Este cenário permite sentir a energia da natureza e explorar uma variedade de paisagens, incluindo montanhas, lagos e rios.

Mayayo Oxigeno, editor do carrerademontana.com, correu 50K em 2017 e descreveu assim: “Correndo no fim do mundo. Atravessar rios transbordantes, percorrer florestas antigas, sentir o vento no rosto e a grama sob os pés. E sempre, lá de cima, as Torres del Paine nos vigiam. Eu me sinto sortudo por viver isso em um lugar mágico”.

Um ambiente multinacional

Desde sua origem, o Ultra Paine recebeu pessoas de mais de 35 países. Até o momento a edição 2022 já inclui participantes de 30 nacionalidades: Bélgica, Brasil, Espanha, Estados Unidos, México, Grécia, Itália, Moldávia, Nova Zelândia, Uruguai, Roménia e Suíça, entre outros. “Estou muito motivado ao imaginar que hoje, em 30 países e 92 cidades do Chile, há corredores se preparando e sonhando com esta jornada, que em breve se tornará um marco importante em suas vidas”, diz Stjepan Pavicic, criador do Ultra Paine e o projeto Racing Patagonia.

Distâncias para todos os gostos

Embora em 2014 tenha começado com três distâncias (42K, 67K e 109K) e no ano seguinte tenha feito duas (25K e 50K), o Ultra Paine aumentou o número de opções nos últimos anos. A edição de 2022 atingirá oito distâncias: 7K, 14K, 21K, 35K, 42K, 50K, 80K e 125K. Tanto corredores de elite quanto amadores ou viajantes em busca de novas experiências são bem-vindos no evento.

ITRA e pontos de qualificação para a Série UTMB

Um bônus à informação anterior: se você conseguir terminar a corrida, poderá adicionar entre 2 e 5 pontos ITRA, dependendo da distância da corrida. Além disso, o Ultra Paine é elegível para a UTMB Series.

DistanciaPuntos ITRAUTMB Series
35K220K
42K250K
50K250K
80K3100K
125K5100K

Uma data inesquecível

Como reconhecem os próprios atletas que já participaram, o Ultra Paine torna-se o seu evento indelével, que marca para sempre a história de cada um. Carolina Pincheira, vencedora dos 35K em 2019 e recordista dos 14K desde 2021, assim descreveu: “O Ultra Paine é espetacular e tem um percurso maravilhoso. Gostei do início ao fim. Foi de longe a melhor corrida em que já participei.” Por este motivo, e mais, esta corrida não pode ser perdida.”

Inscrições disponíveis no site: https://www.ultrapaine.com/
Instagram: @ultrapaine
WhatsApp: +56 61 2613891

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *