Patagonian International Marathon celebra seu 10º aniversário no Parque Nacional Torres del Paine

Em 2012, a Patagonian International Marathon foi a primeira maratona no Parque Nacional Torres del Paine. Desde então, tem sido realizado anualmente consecutivamente no mês de setembro, dentro do parque ou no entorno deste. A única interrupção foi causada pela pandemia em 2020, mas retornou em 2021 e este ano completará seu décimo aniversário. O evento tem sido destaque em inúmeros meios de comunicação estrangeiros, com denominações como “Uma das 12 maratonas mais bonitas  do mundo” (Revere Sport) ou “Uma das maratonas que você deve correr antes  de morrer” (USA Today), entre muitas outras.

Em sua história, convocou milhares de corredores de mais de 65 países, que convergem em direção ao extremo sul da Patagônia para realizar o sonho de correr em um dos lugares mais intocados do planeta. Desde sua criação conta com o apoio do CONAF, SERNATUR, MOP, Prefeitura de Torres del Paine e Câmara de Turismo de Última Esperanza. O evento é reconhecido por sua contribuição para a promoção do destino e da economia local: cada ano marca o início da temporada turística na área.

Foto: Ariel Traipe / Patagonian International Marathon

Em seu décimo aniversário, a Maratona Internacional da Patagônia retorna à sua rota original, com vistas deslumbrantes para as principais montanhas do Parque Nacional Torres del Paine: Cerro Paine Grande, Cuernos del Paine, Monte Almirante Nieto e Torres del Paine. A linha de chegada estará localizada no acesso principal à Base Torres, entre o Refúgio Torre Central e o Centro de Acolhimento da Reserva Las Torres. A reserva, dedicada à conservação da natureza e ao turismo sustentável, tem uma localização estratégica no Parque Nacional Torres del Paine: é a porta de entrada para os famosos circuitos de trekking “W” e “O”.  

A Patagonian International Marathon 2022 acontecerá no sábado, 10 de setembro e apresentará as distâncias clássicas de 10K, 21K e 42K, na rota veicular mais cênica do Parque Nacional Torres del Paine. A cidade-base do evento continuará sendo Puerto Natales, localizada no coração da Patagônia, na região de Magallanes e Antártica Chilena. Puerto Natales é um destino turístico consolidado que possui serviços e infraestrutura para receber viajantes de todo o mundo. A partir desta cidade os ônibus oficiais do evento partirão para os pontos de partida e nos dias anteriores os kits serão entregues.

Foto: Patricia Ainol / Patagonian International Marathon

Estão abertas as inscrições e na primeira semana foi confirmada a participação de corredores de 22 países, entre os quais Chile, Estados Unidos, Brasil, Colômbia, México, França, Alemanha, Costa Rica, Polônia, Venezuela, Japão e África do Sul, entre outros.

A magia de correr no coração da Patagônia ao lado de corredores de todo o mundo, e a aventura de enfrentar o clima imprevisível, são elementos essenciais da Patagonian International Marathon.

O evento é organizado pela Racing Patagônia e liderado pelo Stjepan Pavicic, que desde 2002 se dedica totalmente ao desenvolvimento de experiências esportivas no sul da Patagônia do Chile.

Inscrições disponíveis no site: www.patagonianinternationalmarathon.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *