I Camping de Trilha e Montanha tem avaliação positiva

Iniciativa da CBAt, o evento reuniu atletas e treinadores de sexta-feira a domingo (21 a 23/1), no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo, na cidade de Bragança Paulista, com a participação de destaques da especialidade

O I Camping de Treinamento Loterias Caixa de Trilha e Montanha, realizado pela primeira vez pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), de sexta-feira (21/1) a domingo (23/1), teve avaliação positiva de todos os participantes. A iniciativa reuniu atletas e treinadores dos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo, no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), na cidade de Bragança Paulista (SP). 

“O balanço do camping é superpositivo, pois foi a primeira vez que a comunidade das provas de trilha e montanha esteve literalmente nas instalações do CNDA, da CBAt, e pôde se apresentar para o mundo do atletismo nacional ao mesmo tempo que conheceu um pouco mais do atletismo brasileiro”, disse Sidney Togumi, que além de palestrante no evento é assessor da modalidade para a Confederação. “A oportunidade de integração entre os participantes foi especial, pois raramente conseguimos conversar, discutir e trocar ideias com calma, sem a tensão dos eventos competitivos.”

Durante os três dias de atividades, os atletas e treinadores puderam participar de palestras sobre nutrição (Julia Bargieri), psicologia (Marta Minopoli), educação antidopagem (Aércio Oliveira) e arbitragem (Claudia Schneck), além da apresentação de Sidney Togum, que mostrou um histórico sobre a participação do Brasil nos Mundiais de Corrida em Trilha e revelou todas as ações que foram e estão em andamento no âmbito da normatização dos eventos da modalidade.

De acordo com Togumi, nos momentos de tempo livre, os participantes trocaram informações técnicas, discutiram pontos pertinentes para o desenvolvimento das provas, “o que é de extrema relevância para o futuro próximo”. “Os atletas e treinadores tiveram a oportunidade também de interagir com Darlan Romani, um dos principais nomes do atletismo mundial, que treina no CNDA. O seu carisma aumentou ainda mais a admiração dos participantes do evento”, disse o assessor da CBAt. “Só temos a agradecer a todos os responsáveis pela realização do Camping.”

Os participantes foram convidados com os seguintes critérios: colocação masculina e feminina no Campeonato Mundial de Trilha de Portugal, em 2019, e pelo índice de performance na Associação Internacional de Corredores de Trilha (ITRA, na sigla em inglês). Participaram dos treinos José Virgínio de Morais, Marco Aurélio Piazza, Ligia Silveira de Almeida, Jovadir Junior Acedo, Patrícia Honda Gerage, Célio Augusto da Rosa, Weliton Carius de Oliveira, Ivania Rambo, Francisco Rocha dos Santos, Letícia da Silva Saltori, Giovanna Rodrigues Costa Martins, Alexandre Santiago, Caio Felipe Lima, Francieli Renata Kiekow, Eric Gonçalves Capovilla e Juan Moreno, além de treinadores.

Entre as ações fora do programa, os atletas foram convidados pela CBAt a plantar árvores frutíferas no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo. “Eles conheceram a casa do atletismo brasileiro e deixaram a sua marca por meio do plantio. Trilha e Montanha têm tudo a ver com o meio ambiente, qualidade de vida e natureza”, comentou o presidente do Conselho de Administração da CBAt, Wlamir Motta Campos.

Mais informações: https://cbat.org.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *