UPFITRAIL UNDER25: o futuro do Trail nacional

Todos os esportes precisam de renovação em seus quadros de atletas. É necessário investir na base, descobrir e treinar novos talentos. Pensando nisso e inspirado no filme Coach Carter (que conta a história de um treinador em busca de formar pessoas e cidadãos mais do que atletas de alto nível – disponível na Netflix), Sidney Togumi, especialista em treinamento desportivo e head coach da UPFITRAIL, criou o Projeto UPFITRAIL UNDER25. O programa foi lançado em novembro de 2019. Dezenas de atletas – com no máximo 25 anos completados até 31/12/2020 – enviaram seus currículos esportivos e passaram por entrevistas. Desses, foram selecionados oito nomes, de várias regiões do país.

São eles: Éric Gonçalves Capovilla (RS); Guilherme Henrique França (SP); Helena Gonçalves Pinto (MG); Heloah Fernandes Barbosa (MG); Linabel Iramaia Araújo (MG); Lucas Ogrysko (PR); Rafael Silva Antunes (MG); Raimundo Nonato Mota Filho (MA). E completaram o quadro UNDER25 Nata Valeriano, Renan Vitor Ponto e Rodrigo Santejo, que já faziam parte da UPFITRAIL.

“Nosso objetivo é investir no futuro da elite do trail running brasileiro e contribuir para a formação de bons cidadãos. A expectativa é vê-los entre os melhores atletas da modalidade no Brasil em poucos anos”, diz Togumi, que dividiu a responsabilidade da seleção com Cristiano Fetter, atleta, educador físico e mestre em ciências do movimento humano, seu parceiro na equipe técnica da assessoria.

No projeto UNDER25 inicialmente os atletas receberão toda a orientação técnica, estratégica, treinamento e principalmente orientação de formação, atitude e responsabilidades.

Como grande parte dos atletas selecionados não vive na cidade de São Paulo, todas as planilhas de treinamento são enviadas por meio de um sistema chamado Training Peaks. “Os atletas fazem o upload gerado pelos seus monitores de FC/GPS e nós, treinadores, temos acesso a todos os gráficos gerados pelo mesmo. Dessa forma conseguimos ter um feedback de como os treinos estão sendo executados”, explica Togumi.

Do grupo UNDER25, alguns têm como objetivo inicial buscar vaga na equipe brasileira que irá disputar o campeonato mundial juvenil de skyrunning, no final do mês de julho, na Itália. Outros desejam experiências, participando dos principais eventos nacionais e disputando com os melhores atletas do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *