Trail Run

Primeira rodada do FKT Rio One Hundred® Caminho do Imperador tem início neste sábado

Por Adventuremag em 20 novembro 2020
mm

Os primeiros desafiantes da FKT Rio One Hundred® Caminho do Imperador iniciam, neste sábado (21/11), a partir das 17h, a busca pelo melhor tempo nas 100 milhas (160,94km) entre Barra Mansa _ passando por Conservatória, Valença, Vassouras, Paty do Alferes e Vale das Princesas _ e a  Catedral de Petrópolis. Roger Darrigrand, Rodrigo Oliveira, Marcelo Amorim, Sergio Garcia e Jorge Júnior deverão superar a marca masculina de 19 horas e 24 minutos cravada pelo CEO da One Hundred®, João Andrade, na sexta-feira passada (13/11).

Além da longa distância, a chuva torrencial que atingiu os 20 primeiros quilômetros do percurso, resultando em barreiras pelo caminho, foi uma das grandes dificuldades enfrentadas pelo UltraCEO e por Ana Luiza de Faria Matos, responsável pela marca feminina de 22 horas e 30 minutos.

Diretor da prova, Cristiano Marcelino falou sobre a expectativa para o desafio deste sábado.

“A partir de agora, são os atletas desafiantes. Somadas todas as quatro etapas, teremos um time de 20 ultramaratonistas de altíssimo nível para tentar bater os tempos do João Andrade e da Ana Luiza. A expectativa é muito boa”, afirma Marcelino, convidando as pessoas para acompanharem os corredores em tempo real, no link gps.stopandgo.pro/2. “Neste sábado, de acordo com a previsão do tempo, o clima vai estar melhor do que na semana passada, quando choveu torrencialmente. De qualquer forma, os atletas não vão pegar tempo quente, e isso é uma vantagem, caso os participantes das semanas seguintes peguem. E isso é bem possível”, comenta.

Um dos desafiantes deste sábado é o professor de Educação Física Rodrigo “Jararaca” Oliveira, que vive e treina na região do percurso. Embora tenha em seu currículo ultramaratonas como Prova dos Anjos Internacional 95K (2018), Indomit Pedra do Baú 80K (2020) e Tutan Ultra Trail Agulhas Negras 75K (2019 e 2018), a FKT Rio One Hundred® Caminho do Imperador será a primeira de 100 milhas ininterruptas.

Foto: Matias Novo/Divulgação

“A primeira vez em uma prova de 100 milhas, em um ano atípico devido à pandemia, traz uma expectativa de superação e desafio. Passam na cabeça todos os momentos em que tive que estar longe da família e dos amigos, em que me privei de coisas, tudo para realizar os treinos. Mas vai valer a pena. Pretendo melhorar o tempo, com bastante respeito ao percurso, mas com uma boa estratégia”, declarou o ultramaratonista de 38 anos.

Ao todo, 20 ultramaratonistas, sendo 16 homens e quatro mulheres, divididos em quatro etapas, vão se desafiar no percurso do Caminho do Imperador. Conheça a rota em: gps.stopandgo.pro/2. Além deste sábado, as provas serão realizadas em  28 de novembro e 5 e 12 de dezembro.

Ainda é possível se inscrever gratuitamente através deste link https://registerandgo.net/?evento=536. O currículo dos atletas, que obrigatoriamente devem ter uma equipe de suporte com no máximo quatro integrantes e carro, será analisado pela organização.

O FKT Rio One Hundred® Caminho do Imperador dará aos vencedores das provas masculina e feminina um cheque de R$ 700 (o equivalente a one hundred pounds);  gratuidade na inscrição na One Hundred® World Series Brasil 2021 e na One Hundred® World Itália 2021, com direito a alojamento, despesas, acesso à área VIP e viagens; além de equipamento oficial One Hundred®.