UTCD atraiu mil atletas para a Chapada Diamantina

No final de semana do feriado de Proclamação da República – 15 a 17 de novembro – foi realizada em Mucugê uma das principais ultramaratonas de montanha do país: a Ultra Trail Chapada Diamantina (UTCD). A prova de corrida em trilha que está em sua quinta edição contou com a participação de 1.000 atletas de 21 Estados brasileiros.

Mucugê que é conhecida pelo seu clima ameno de montanha, mostrou uma outra face aos atletas que competiram no sábado. Com o termômetro registrando 33 graus e uma sensação térmica superando os 40 graus, o sol foi o principal adversários dos competidores. O ambiente hostil favoreceu quem está acostumado a treinar nessas condições.

No masculino, melhor para o baiano Roque Herbet Novaes que concluiu os 50 km em 5 horas, 8 minutos e 7 segundos. Roque é nascido em Mucugê, mas atualmente mora e treina em Vitória da Conquista. Já no feminino, o título geral dos 50 km ficou com a paulista Ingrid Trindade que cruzou a linha de chegada em 7 horas, 4 minutos e 44 segundos. A competição contou ainda com outros 4 percursos: 37 km, 22 km, 15 km e 7 km.

Os resultados completos estão no site da Gantuá acessando www.gantua.com.br/eventos/trilha/

Foto: Foco Radical

Uphill Cruzeirão

No domingo os atletas ainda tinham mais um desafio, o Uphill Cruzeirão, uma disputa para bater o menor tempo em uma subida íngreme de 700 metros sobre um dos pontos turísticos de Mucugê, o Cemitério Bizantino. No desafio, o melhor tempo ficou com o atleta de Mucugê Luciano Flux que chegou ao topo da montanha em 8 minutos e 50 segundos.

A Ultra Trail Chapada Diamantina também contou com uma competição de fomento do esporte, a Corrida Kids, um evento gratuito e aberto para crianças de 5 a 12 anos. Participaram da disputa mais de 70 crianças.

Ação social

A Ultra Trail Chapada Diamantina mantém um compromisso social e ambiental durante sua realização. Desde 2018, o evento deixou de distribuir copos ou garrafas plásticas no percurso. Os competidores ganham um copo retrátil no kit atleta e precisam levar esse copo durante o percurso. O abastecimento de água é feito em jarras diretamente nos copos, evitando assim o descarte de mais de 3 mil garrafas plásticas.

No social o evento recolheu alimentos com os atletas, somando 1,5 tonelada de alimentos que foram divididos entre entidades de assistência em Mucugê.

A Ultra Trail Chapada Diamantina foi válida pelo ranking internacional de corrida em trilha (ITRA), pelo Campeonato Sulamericano (Sudamerica Trail Series) e também pelo Circuito Baiano de Trail Running. A UTCD contou com o patrocínio da Tronox, Faz Atleta, Governo da Bahia através da Secretaria do Trabalho Emprego e Renda, da Associação Comercial e Turística de Mucugê, das fazendas da região e teve o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Mucugê.