Silvanio Nascimento e Ana Paula Silveira vencem Ultra Trail Run 70k Brasil Ride 2019

A região da Cuesta Paulista, entre as cidades de Botucatu e Pardinho, foi palco neste sábado (7) da quinta edição da Ultra Trail Run 70k Brasil Ride, reunindo mais de 1.300 corredores de 15 estados brasileiros.

Na principal disputa da competição, a de 70 km, os campeões foram Silvanio Nascimento, de São Paulo (SP), que conquistou o tetracampeonato, e Ana Paula Silveira, de Niterói (RJ), levando o título de forma inédita em sua carreira.

+ Veja mais: Pódios 70K/32K Brasil Ride 70K Ultra Trail

Largada dos 70K. Foto: Wladimir Togumi / Brasil Ride

Com o clima mais quente em relação ao ano anterior, os atletas não conseguiram superar os recordes da prova, que é credenciada pela ITRA (International Trail Running Association) e todos os atletas que concluíram as provas de 70km e 32km, garantiram 2 e 1 pontos ITRA, respectivamente.

Outro diferencial foi a largada dos 70K com a luz do dia com a extinção do horário de verão. Nos anos anteriores os participantes da ultra encaravam um pouco da escuridão e viam o nascer do sol no alto da Base das Nuvens.

Disputa dos 70K Ultra

Entre os homens, Silvanio Nascimento venceu após concluir 70 km em 6h29min38. O pódio teve ainda Marildo Barduco (6h53min18), José Claudio Nunes (7h12min01), Osmir Dantas (7h43min17) e Odilon de Jesus (7h52min38).

“A corrida transcorreu como planejei. Já sabia que a prova era dura e a maior dificuldade foi na subida do km 32. Nos últimos 5 km também foi bem difícil”, disse Silvanio.

Silvanio Nascimento, campeão 70K. Foto: Wladimir Togumi / Brasil Ride

“Outro adversário em comum para todos os atletas foi o calor. Esquentou muito durante a corrida. Por isso, busquei me hidratar bem. No entanto, acabei me desgastando mais em 2018 do que nesta edição”, contou Silvanio.

“Quando corremos uma prova deste nível, o planejamento é sempre estar entre os cinco melhores. Ser campeão para mim é motivo de muita felicidade. Significa que todo treino e trabalho foi recompensado. Agora é descansar e já me preparar para as próximas”, finalizou.

Na disputa feminina a folga na liderança foi maior para a niteroiense Ana Paula Silveira, que concluiu os 70 km em 7h56min28, à frente da capixaba Diana Bellon, vice-campeã com o tempo de 8h42min02.

Ana Paula Silveira. campeã dos 70K. Foto: Wladimir Togumi / Brasil Ride

O top 5 na distância teve ainda Angela Sturzbecher (8h56min29), Elizabete do Prado (9h34min31) e Rosa Farias (10h03min31).

“Em 2018 eu corri pela primeira vez a prova, fui vice-campeã e fiquei apenas 2 minutos atrás da vencedora. Este ano o objetivo inicial era tentar baixar o meu tempo, mas o sol castigou bastante. Por isso, optei por correr sempre administrando o ritmo. Fiz bastante de skyrunning (corrida em altitude acima de 2.000 m) e provas com características diferentes da Brasil Ride, mais travadas e disputas de distâncias médias. Essa foi a minha primeira ultramaratona da temporada. Fiz questão de voltar, porque gostei demais da marcação da corrida”, afirmou Ana Paula.

“Fiquei muito feliz pelo resultado e espero retornar em 2020, mesmo que seja em uma distância menor. Este ano viemos com mais corredores da nossa equipe Torres Trail Run e o pessoal gostou demais da competição”, analisou a campeã. “Todos sentiram o calor. Ano passado estava bem fresco e desta vez bem quente. Prova bacana demais. Farei todo possível para estar na próxima temporada”, concluiu”.

Disputa dos 32 km

Nos 32 km, os campeões também vieram de fora para levantar o troféu em Botucatu. Enquanto José Mario Rodrigues, de Indaiatuba (SP), venceu em 3h02min54, após travar uma disputa até os últimos quilômetros com o recordista da distância e que ficou com o segundo lugar, Alexandre de Oliveira, de Botucatu, entre as mulheres a campeã foi a catarinense Maria Cecília Ramos, de Florianópolis (SP), em 3h45min20.

O pódio do masculino teve ainda Lincoln Teixeira, Leandro Martinez e Carlos Henrique Botelho. No feminino, Maria Lucia Zanetti, Ana Maria Camargo, Cristina Sole e Paula Repele completaram as cinco primeiras posições.

Disputa dos 16 km

O top 5 dos 16, vencido por Júlio Cesar Charme, participante assíduo da Brasil Ride, que triunfou em 1h13min54, teve ainda Leonardo Torres, Augusto Castillo, Everaldo de Carvalho e Elton Oliveira.

Entre as mulheres, quem venceu foi Clarita Denardi, em 1h45min21, seguida de Naty Ruas, Ivany da Silva, Elizabeth Carvalho e Luciana Alves.

Disputa dos 5 km

O mais rápido dos 5 km entre os homens foi Denilson Aguiar, em 22min07, seguido de Fabio dos Santos, Rafael Panhoça, Fernando Camargo e Tulio Lopes.

Entre as mulheres, Talita Cordeiro foi a campeã, em 26min30, com Rosiara Gonzaga, Daniela Souza, Francine de Oliveira e Fernanda Bollini completando o pódio.

Mais informações: www.brasilride.com.br

One thought on “Silvanio Nascimento e Ana Paula Silveira vencem Ultra Trail Run 70k Brasil Ride 2019

Comments are closed.