Start list digno de Mundial marcam FACCAT Trail Run 2019

A edição 2019 da FACCAT Trail Run aconteceu no último sábado (27/07) na cidade gaúcha de Taquara (a 80 km de Porto Alegre) e foi marcada por uma série de inovações, além de um start list com nomes que representaram o Brasil no último Campeonato Mundial de Trail Running, realizado em Portugal no mês de junho.

A corrida não possui fins lucrativos, pois trata-se de um projeto de extensão das Faculdades Integradas de Taquara, que coloca boa parte de sua estrutura em prol do evento.

A FACCAT Trail Run teve distâncias de 56 km, 24 km, 7 km, caminhada e corrida infantil, disputadas nas trilhas e estradas da região, passando inclusive por várias propriedades particulares.

Entre os homens, estiveram na disputa da prova maior Ernani Souza, Jovadir Junior Acedo, Rogério Silvestrin, Celio Augusto Rosa, Willas Silva, Cléversol del Secchi e Lígia Almeida no feminino, todos representantes brasileiros no Mundial de Portugal, além de Sandro Arcanjo, Vinicius Bittencourt e Ana Giovanelli. Nos 24 km, outros nomes de peso estiveram presentes, como José Virginio de Morais e Jasieli Dalla Rosa.

Desafio de Tucanos

Entre as novidades apresentadas, estiveram um prêmio especial para o corredor e corredora mais rápidos em um trecho de 12,8 km de trilha, intitulado “Desafio de Tucanos”, em alusão à trilha de mesmo nome. Outra inovação foi a instalação de pontos de controle de passagem de atletas em diferentes partes do trajeto e a possibilidade de acompanhar os resultados online em tempo real no mundo todo, além da cobertura ao vivo pelas mídias sociais da prova.

Os campeões gerais da prova de 56 km e os mais rápidos no Desafio de Tucanos receberam uma pequena premiação em dinheiro, fato raro nas provas de trail running brasileiras, e que foi oferecido espontaneamente por um patrocinador local, o Grupo Copicenter, que produz troféus e impressões para o evento.

Estrutura e Staffs

Outro destaque da FACCAT Trail Run foram os staffs voluntários, a maior parte deles alunos da própria instituição, como a equipe de enfermagem e fisioterapia, os fotógrafos, cinegrafistas e controladores de percurso. “Os professores são os responsáveis pela supervisão dos grupos e aproveitam para que os acadêmicos coloquem em prática os ensinamentos teóricos da sala de aula”, ressalta Henrique Assis Dörr, um dos responsáveis pela organização do evento.

Toda a estrutura de arena, como largada, chegada e premiação, foi montada no campus da FACCAT, onde atletas, acompanhantes e público tiveram à disposição refeições, lanches e bebidas gratuitamente. “A comunidade também participa, pois montamos um espaço de atrações para crianças, além de divulgação e comercialização de produtos regionais”, enfatiza Henrique. 

Willas superou vários concorrentes fortes para vencer. Foto: 
Bárbara Tainara Machado/ FACCAT

Vencedores 56 Km

Após disputas acirradas, o goiano Willas Silva venceu os 56 km com 5h07min21, seguido por Rogerio Silvestrin (5h09min16) e Sandro Arcanjo (5h24min50). “Larguei para estar entre os primeiros, consegui ficar ao lado dos líderes que se revezavam ao longo da prova e tive a oportunidade de ser campeão”, relata Willas.

Entre as mulheres, Ligia Almeida foi a melhor com 6h40min30, seguida por Ana Giovanelli com 6h54min01 e Dalila Ticiani com 7h52min27. “Fiz uma boa prova, gostei da minha performance. A FACCAT estava engasgada desde o ano passado, quando cheguei em quarto lugar”, lembra a campeã.

Ligia venceu a prova depois de um quarto lugar ano passado. Foto: Guilherme Martins/ FACCAT

A edição 2020 da FACCAT Trail Run já tem data: 25 de julho, com distâncias de 56, 29, 14 e 7 quilômetros, além de caminhada e corrida infantil.

Os resultados oficiais e fotos já estão disponíveis no site trailrun.faccat.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *