Trail Run

Salomon Golden Trail National Series arrancam com o Louzantrail

Por Adventuremag em 22 janeiro 2019
mm

No próximo domingo (27) acontece a primeira das 5 corridas do circuito Ibérico da Golden Trail National Series, o Louzantrail: uma prova de 29km e 2000m D+ que descobre a história da Serra da Lousã.

As Golden Trail National Series, incentivadas pela Salomon, celebram a sua primeira edição e partilham da filosofia das Golden Trail World Series que crescem e viajam até ao Nepal em 2019.

Golden Trail National Series

Um circuito, 5 corridas muito especiais e a oportunidade de conseguir um bilhete para as Golden Trail World Series de 2020. Com este objetivo em mente nascem as Golden Trail National Series que no próximo domingo viverão o primeiro desafio da temporada, e da sua história, em Portugal. O Louzantrail dará o tiro de partida da primeira edição de um circuito formado por cinco das corridas de montanha mais carismáticas que se celebram em Espanha e Portugal com distâncias entre os 24 e os 42 km.

O Louzantrail Longo com 29km e 2000m de desnível positivo é uma prova que respira história. Através de caminhos rurais os atletas vão passar nas famosas Aldeias do Xisto, por vales e zonas de montanha, descobrindo a história da Serra da Lousã, no coração de Portugal.

O Louzan Trail é a única das 5 corridas das Golden Trail National Series que se celebra em Portugal. Depois a competição viverá mais quatro provas que levarão os atletas à Maratón del Meridiano; ao Trail Cap de Creus; a Zegama-Aizkorri, e à Sky Pirineu.

Com a Golden Trail World Series na mira

As Golden Trail National Series nasceram para partilhar a filosofia das Golden Trail World Series, – motivar os corredores de trail a promover e proteger a natureza inspiradora e os ambientes em que competem e se divertem.

A seleção das corridas é baseada no cenário, desafio, história e atmosfera que oferecem tanto aos participantes como ao público. Assim as Golden Trail World Series (GTWS) concentram os melhores atletas internacionais, enquanto as Golden Trail National Series (GTNS) concentram os melhores atletas nacionais oferecendo-lhes a oportunidade de serem convidados a participar nas GTWS do ano seguinte.

Realizadas as 4 primeiras provas, os 5 primeiros classificados masculinos e femininos serão convidados a correr a Grande Final das GTNS, que se celebrará em Bagà, com a Sky Pirineu. A vencedora e o vencedor do circuito serão convidados a desfrutar de 3 provas das Golden Trail World Series do próximo ano.

Louzantrail em números

  • 1574 atletas nas três distâncias disponíveis, 70 dos quais considerados “elite”, de acordo com a classificação da International Trail Running Association (ITRA).
  • 17 países representados, entre os quais o Brasil, a Croácia, os EUA, a França, a Irlanda, a Itália, a Letónia, a Lituânia, Marrocos, a Polónia, Portugal, o Reino Unido, a Suécia e a Suíça
  • 150 voluntários
  • 11 membros da Organização
  • 2 equipes de resgate (GIPS e Bombeiros) com cerca de 20 elementos
  • 1 equipe médica com Veículo Médico de Emergência Rápida (VMER)
  • 1 equipe médica na chegada com material cirúrgico
  • 12 ambulâncias (e respetiva guarnição)
  • 1 sala de situação com GNR, Bombeiros e o Diretor de Segurança da Organização, num total de 10 pessoas

Mais informações: https://www.goldentrailseries.com/