Rio Trail Ranking recebe chancela da FARJ

Criado com o objetivo de premiar e valorizar os participantes do trail carioca, o Rio Trail Ranking passou a ser chancelado pela FARJ – Federação de Atletismo do Rio de Janeiro – e ganha força e reconhecimento importante dentro do mundo esportivo.

No exterior os principais órgãos do atletismo (IAAF) e do Trail (ITRA e WMRA) já estão trabalhando juntos na unificação do esporte e aos poucos o movimento está chegando por aqui.

Para Rodrigo Isaac, organizador da WTR, é importante que os trail runners busquem o reconhecimento da Federação de Atletismo do seu Estado. “Essa chancela pode fazer o Ranking se tornar no futuro um Campeonato Estadual e a partir dele, possa ter a seleção brasileira vindo desses Estaduais.”

“A idéia é estimular que os atletas se tornem federados e fortaleça o Trail Running não só no Rio de Janeiro, mas no Brasil de uma forma geral”, comentou Issac, que diz ainda que isso forma uma base sólida que ajudará no crescimento do trail no Brasil.

Porque se federar?

Muita gente deve estar se perguntando da necessidade do trail ser reconhecido por uma Federação de Atletismo. Ao ser chancelado por um órgão de um esporte reconhecido mundialmente, o trail passa a “andar” junto e também ser reconhecido junto ao governo como um esporte.

Se isso não acontece, o trail será para sempre apenas um grupo de pessoas que saem para correr nas montanhas.

Ao ser reconhecido junto ao governo, o trail pode se beneficiar de projetos do Ministério do Esporte e quem sabe futuro, poderá estar em uma olimpíadas.

Rio Trail Ranking

O Rio Trail Ranking foi criado em 2018 a partir da união de 3 organizadores – Rafael Sodré (De Elite), Rodrigo Isaac (WTR) e Bernardo Tilmann (XC Run) – onde um dos critérios de escolha das provas foi um desnível positivo minimo, exigindo uma certa dificuldade do percurso e além, é claro, do nível organizacional do evento de forma em geral.

Este ano (2019) a De Elite não aconteceu, mas duas outras organizações foram convidadas a fazer parte: Camelbak Mountain Race (Teresópolis) e o Desafio Serra dos Mascates (Valença), se juntando à WTR Serra do Mar (Petrópolis) e XC Run Itaipava (Itaipava).

O objetivo é que o Rio Trail Ranking tenha 5 etapas em 2020, com a entrada do Trail Marathon Rio de Janeiro.

Mais informações: www.riotrailranking.com.br