Quartz: Relatório 2018 e expectativas para o programa de saúde da ITRA

A ITRA International Trail Running Association é um órgão sem fins lucrativos que trabalha junto com a IAAF. O Programa ITRA Quartz é dirigida pela associação Athletes for Transparency e a fundação Ultra Sports Science é responsável pela transparência financeira.

O programa é dividido em 3 sub-programas: QUARTZ Elite, QUARTZ Event e QUARTZ Regular e permite que todos possam contribuir para um esporte sem doping e a o mesmo tempo resguardar a segurança dos corredores.

Veja abaixo a rotina de controle pré-prova realizada na Espanha na atleta de elite Laura Orgue, equipe Salomon.

ITRA QUARTZ 2018-2019

Baseado na ITRA Performance Index, o QUARTZ Elite é oferecido sem custo para os Top10 Masculino e Feminino, para os Top3 em cada categoria Trail e para os atletas que estão retornando de suspensão após terem resultado positivo em um evento – um total de 57 atletas em 2018.

Caso o atleta está ranqueado em mais de uma categoria, a seleção passa para o atleta seguinte. A lista de atletas que responderam ao convite será publicado em Fevereiro. Pela primeira vez na história do esporte, uma disciplina dá aos atletas de elite a chance de contribuir ativamente para a luta contra o doping ao participar de um programa único de monitoramente de saúde.

Em 2018 o programa QUARTZ Elite teve a participação de 40 atletas de elite e 26 deles tornaram seus perfis públicos. Graças ao controle personalizado anual é possível identificar potencial problemas de saúde, fornecer apoio aos atletas de elite na forma de testes específicos e informá-los sobre os riscos associados a certos remédios e suplementos nutricionais.

QUARTZ Regular, programa de saúde para todos

Todos os corredores que possuem uma conta no site da ITRA possuem automaticamente um espaço privado sobre saúde. Isso permite ao corredor incluir suas informações sobre saúde (doenças específicas, alergias, medicações, certificados médicos) e essas informações podem ser usadas em qualquer evento onde o programa Quartz é utilizado. Antes da corrida, o diretor médico pode revisar os arquivos e tomar um cuidado especial nos casos de perfis que ache de “grande risco”. No dia da corrida, se for necessário algum cuidado, as equipes médicas podem acessar os dados e responder uma forma mais eficaz às necessidades de cada corredor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *