[ Perfil ] Jiuliano de Souza

Morador de São Lourenço, sul de Minas Gerais, Jiuliano de Souza foi o vencedor dos 80 Km da KTR Ilhabela 2019. O esporte esteve na sua vida desde a infância, tanto que por volta dos 10 anos foi tentar carreira no futebol, “Péssima idéia que não deu em nada (risos)”.

Quando teve início nos esportes outdoor?
Por volta dos 26 anos resolvi participar de uma prova de MTB. Foi um começo sem volta… A partir daí não consegui parar mais, foi uma prova atrás da outra. Depois comecei a ir para as Corridas de Aventura, onde me apaixonei de vez ainda mais pelos esportes outdoor e pela natureza.
Atualmente me dedico às Corridas de Montanha, onde me encontrei de verdade, a partir de uma oportunidade que tive de conhecer o esporte em 2014.

+Veja mais: histórico de resultados de Jiuliano de Souza

Com quem treina?
Treino desde 2016 na Tendência Outdoor Assessoria Esportiva, de Uberlândia/MG, com o professor Fredy Guerra e onde pude realmente aprender a correr.

Como é sua rotina normal de treinos?
Treino todos os dias, improvisando subidas na minha cidade durante a semana e intercalando com trabalhos de musculação. Quando possível dou uma fugidinha para a Serra Fina aos domingos para fazer uns treinos específicos de montanha.

Continua praticando outros esporte?
Ainda pedalo de MTB. Não vivo sem a magrela! Sempre que dá saio pra fazer uns pedais mais longos com bastante trilhas, do jeito que eu gosto! (muitas vezes dou um golpe na planilha pra fazer um pedalzinho escondido… rs)

E sobre a vitória nos 80Km da KTR Ilhabela?
Eu estava bem treinado, bem hidratado, descansado e sem muitas dores. A não ser uma torção muito feia sofrida duas semanas antes num último treino de montanha. Entrei em desespero, pois ficou muito inchado e com movimentos limitados, sem chances de ao menos poder trotar. Minha salvação foi um grande parceiro de fisioterapia que me apoia, que me ajudou muito nas duas incansáveis semanas intensas de fisioterapia (nesse caso fizeram milagre).

Minha meta era terminar a prova, na condição que eu estava. Saí estudando a reação do meu corpo até o Km22, que reagiu muito bem. Daí em diante resolvi fazer força e seguir até o fim pra vencer a prova, e deu certo! Foi muita alegria pra mim!

A prova foi muito técnica devido às fortes chuvas durante quase toda a prova, deixando o trajeto ainda mais liso e perigoso. Inclusive a subida e a descida do Baepi estavam surreais. Muitas vezes para descer a única opção era apenas escorregar trilha abaixo… Foi duro e divertido (mas não via a hora de acabar… kkkkk)

Quais provas foram marcantes nessa sua jornada no trail running?
Todas as provas pra mim são especiais. Claro que sempre busco melhorar minha performance e bons resultados, pois treino pra isso! Mas o que eu mais gosto dessas provas são as amizades que a gente faz, as pessoas que a gente conhece, os lugares incríveis que a gente passa e degusta com os olhos. Isso não tem preço pra mim!

Já tem planos para 2020?
Já estou programando as provas pra 2020, porém como sou um atleta amador, tenho que conseguir junto ao meu patrão conciliar meus dias de férias pra poder ver quais provas conseguirei ir… Minha meta é tentar fazer todas as seletivas pra Seleção Brasileira de Trail Run  e lutar por uma vaga no time.

Mountain bike é outro esporte que Jiuliano não abre mão. foto: Lucio Gouveia

E a barba? É estilo ou promessa?
Muitos me perguntam da barba, se tô pagando promessa, se esquenta muito, se não enrosca no mato e por aí vai… Resolvi fazer uma greve de fazer a barba por um determinado período e percebi que os amigos foram gostando, sempre com as zueirinhas sadias, até que me tornei um ponto fácil de referência. É só falar Barbudo que já sei que sou eu! Kkkk

Já me acostumei e até gosto. Tô com a barba grande a uns 3 ou 4 anos e confesso que não é fácil de manter ela não, viu… Dá bastante trabalho!! Rs

O que é correr na montanha para você?
Correr na montanha pra mim é tudo! É onde sou mais feliz, onde me encontro por inteiro, onde me sinto mais próximo de Deus e restauro minha alma!
Montanha é assim! Tem esse poder!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *