Trail Run

Ehunmilak 2020 renuncia aos pontos UTMB

A partir da edição 2020 as corridas bascas que fazem parte do evento Ehunmilak – ehunmilak Ultra-Trail, goierriko2haundiak e marimurumendi marathon – não serão qualificadas para pontos UTMB (os pontos ITRA continuam valendo).

+ Veja mais: ehunmilak, as 100 milhas bascas, completa 10 anos de sucesso

A ehunmilak nasceu do sonho de um corredor que viajou para Chamonix 14 anos atrás para participar de uma corrida desconhecida na época. Ele ficou tão admirado que decidiu organizar uma corrida parecida ao retornar para casa. Após 2 anos de trabalho duro, nasceram a ehunmilak Ultra-Trail® e goierriko2haundiak.

Como descrito no comunicado oficial, “Os objetivos e realidades desses 2 eventos não eram similares desde o começo, mas o comitê organizador da ehunmilak sempre teve a consciência em quem se espelhar, e o UTMB sempre foi a corrida mais importante falando de Ultras.”

“Mas a filosofia da nossa equipe organizadora sempre foi a mesma: fazer uma corrida por e para os corredores. Dedicamos todo nosso esforço e recursos financeiros, até o último centavo, no corredor, para oferecer uma corrida de excelente qualidade e segurança. Por exemplo, oferecemos de graça o rastreamento via GPS para todos os participantes, transporte gratuito para os acompanhantes e relatório médico completo, incluindo um eletrocardiograma em repouso, que pedimos para um atendimento rápido e eficiente na corrida. Para que isso aconteça contamos com uma grande ajuda financeira de empresas locais e regionais, de instituições como o Conselho Provincial de Gipuzkoa e o governo Basco, e centenas de pessoas que, com sua colaboração, tornaram o que a corrida é hoje.

“Continamos admirando o UTMB, seus participantes, ambiente e público, mas nós simplesmente acreditamos que nossos principais objetivos se distanciaram da filosofia UTMB, o que nos motivou a não se qualificar para Chamonix.”

Mais informações sobre o evento: www.ehunmilak.com