Como preparar sua mochila de trail running

Como você deve preparar sua mochila de corrida? Stian Angermund-Vik, trail runner e atleta internacional de elite de Salomon, oferece bons conselhos. Neste vídeo, ele mostra o itens absolutamente essenciais que você precisa carregar e outros equipamentos que podem ser úteis.

Enquanto algumas corridas especifiquem os equipamentos que você precisará, outra deixam a decisão para você. Embora seja tentador correr mais leve, deixar para trás um item importante pode criar problemas. Saber o que você precisará com antecedência é vital.

Você também precisa adaptar o conteúdo da sua mochila de acordo com a distância, clima e o quanto a região é remota. Stian o guia pelos itens essenciais para hidratação e nutrição, roupas adicionais e acessórios essenciais para sua mochila.

Preparando para a corrida

Algumas corridas possuem uma lista de equipamentos obrigatórios. Siga à risca para otimizar o peso de cada parte do kit. Assim que tiver todo o equipamento obrigatório guardado, dê um passo atrás e pense sobre as condições da prova e o que você está acostumado a utilizar para adicionar mais coisas.

Se não houver uma exigência da organização ou você estiver apenas treinando, determine o que você deve levar para manter-se seguro. Em algumas corridas você deve ser auto-suficiente! É importante também verificar a previsão do tempo e antecipar o tempo de corrida e o quanto o caminho é isolado.

Segue abaixo uma lista de equipamentos essenciais:

  • Dois Flasks de 500ml de água ou energy drink
  • Barra energética e gels que você está acostumado a comer
  • Camadas extras de roupas dependendo do clima
  • Manta de sobrevivência (sempre!)
  • Telefone celular protegido da água
  • Um par de bastões de caminhada

Coloque os itens que você sabe que precisará com mais frequência em bolsos acessíveis e os ítens de emergência no fundo da mochila. Esse sistema ajuda a maximizar sua eficiência durante a corrida para não precisar retirar a mochila a todo momento.

Comer e beber enquanto corre

A quantidade de água que você bebe é durante um treino ou corrida é muito importante. Hidratação é um ponto chave.

Nosso conselho: levar dois flasks de 500ml preso à mochila e quando estiver muito quente, adicionar uma reservatório extra. Decida se vai levar água ou energy drink. Fazer esses testes durante os treinos o ajuda a descobrir o quanto você bebe normalmente, mas leva um flask de cada bebida é sempre uma boa alternativa.

Em relação à comida, leve-as nos bolsos da sua mochila onde você pode acessá-la enquanto corre. Quanto mais longa a corrida, mas comida você precisará. Pratique comer nos treinos para acostumar seu estômago a fazer a digestão da comida enquanto corre. Teste diferentes tipos de alimentos para determinar o que você gosta e o que não gosta.

Leve camadas extras de roupas

Dependendo das condições climáticas você deve levar roupas extras. Sempre verifique a previsão do tempo antes de sair para correr. Tenha cuidado se estiver correndo nas montanhas porque o clima pode mudar rapidamente e pode ficar frio muito rápido.

Durante chuva ou tempestades, leve uma jaqueta impermeável para colocar sobre sua mochila. Pratique tirar e colocar e tirar novamente enquanto corre, para ser mais eficiente.

Se estiver frio ou você estiver numa trilha com neve, tenha uma camada térmica, jaqueta selada e um par de luvas em sua mochila, porque são ítens importantes de segurança. Você agradecerá se tiver que diminuir o ritmo ou até mesmo parar.

Acessórios e segurança

Se estiver largando ou chegando durante a noite, não esqueça da sua lanterna de cabeça e tenha certeza que esteja carregada ou com pilhas novas.

O cobertor de sobrevivência nem sempre é obrigatório, mas ele pode salvar sua vida em uma corrida ou treino em casos de emergência. Nosso conselho é sempre ter um na sua mochila.

Há sempre um bolso no qual você pode colocar seu celular. Lembre-se de protegê-lo da água e suor, colocando-o em um case ou saco plástico.

Aproveite seus treinos ao máximo para se familiarizar com esse ítens na sua mochila. Organize tudo para ter acesso fácil aos ítens de uso mais frequente. Quando você sabe onde está cada um deles, não precisará perder tempo procurando e poderá se concentrar em apenas correr.

Fonte: Salomon