Trail Run

CCC 2019: Destaques e Favoritos

A CCC – Courmayer-Champex-Chamonix – usa grande parte do caminho “Grande Randonée du Tour du Mont-Blanc” com inúmeras passagens a mais de 2.500m.

A largada acontece em Courmayer, na Itália. A passagem pelo Grand col Ferret (2.537m), marca a entrada da corrida na Suíça, passando por La Fouly, Champex e Trient. A chegada acontece em meio à festa no centro de Chamonix.

CCC 2019: Favoritos

Luis Alberto Hernando: este ano foi o 4º colocado na Livigno Skymarathon, 6º na ultramaratona da Transvulcania e 11º no Mundial de Trail de Portugal, uma prova com características que não o favoreciam. Nunca venceu uma prova do evento UTMB e este ano parece estar ainda mais difícil. Não tem a dominância que tinha de 2016 a 2018, anos em que ganhou quase tudo que disputou.

© Fabio Menino

Marco de Gasperi: uma lenda do trail, certa vez citado por Kilian Jornet como seu maior rival à época. Mais afeito a provas curtas e verticais mostrou ano passado, em sua estreia em provas de 100k, que pode vencer nesta distância também – foi o 4º colocado nesta mesma prova. Este ano, 4º na Mt Awa Skyrace, 18º no Mundial de Trail de Portugal e 2º na Dolomyths Sellaronda.

Jiasheng Shen: talvez a melhor aposta de uma vitória chinesa nos eventos da UTMB deste ano. Em 2019 venceu a HK 100, foi 2º na Lavaredo e venceu outras 3 provas na China. Ano passado foi o 6º na OCC e ganhou a Gaoligong by UTMB.

Cristofer Clemente: 3º na Transgrancanaria Gc, 2º na Penyagolosa Csp, 9º nos 24k da Transvulcania e campeão em duas outras provas na Espanha. Não parece estar em seu melhor momento, mas sempre tem boa estratégia para as provas.

Michel Lanne: já venceu a TDS, em 2017 e a CCC, em 2016. Este ano voltou de uma contusão no joelho, que atrapalhou sua temporada em 2018. Venceu  MaxiRace 83K e a Tour des 8 Refuges, na França.

Foto: Laurent Briere

Benoit Girondel: nome pouco comentado, faz sua estreia em uma prova do evento UTMB. Bicampeão da Diagonale des Fous 2017-18, este ano praticamente não correu – dividiu a 1ª colocação em uma prova na Suíça.

Outros nomes a considerar: Cody Reed, um dos Coconino Cowboys, disse que vai para vencer; Santiago Mezquita, 2º colocado na OCC 2018; Thibaut Garrivier, vencedor dos 74K da Transvulcania 2019; Borja Fernandez, vencedor da Penyagolosa Mim 2019.

Aposta? Michel Lanne, cabeça a cabeça com Jiasheng Shen.

CCC 2019: FAVORITAS

Foto: Raven Eye Photography.

Ailsa MacDonald: seus melhores resultados são de 2017. Este ano correu pouco. Foi 2ª colocada em prova no Canadá e ganhou a Pemberton 50K no geral, batendo todos os homens.

Brittany Peterson: talvez a melhor aposta entre as corredoras americanas desta prova. Em 2019 foi a campeã da Bandera 100k e 2ª na Western States.

Foto: James Kao Photo

Keely Henninger: fez apenas uma prova este ano – venceu a Elkhorn Crest 50K. Conhece esta prova, foi a 4ª colocada em 2017.

Gemma Arenas: tricampeã espanhola de ultra, está fazendo uma ótima temporada – 7ª no Mundial de Trail de Portugal, campeã da Penyagolosa Csp e da Gran Trail Peñalara.

Holly Page: sua estreia em um evento UTMB. Especialista em provas curtas e verticais. Sua única experiência em provas longas foi a Coastal Challenge Costa Rica 2019, em etapas, onde obteve a 2ª colocação. Este ano também foi a 8ª na Sierre Zinal, 11ª na Dolomites Skyrace, 5ª na Livigno Skymarathon.

Kelly Wolf: este ano foi a 4ª Lake Sonoma 50M e venceu duas outras provas curtas nos EUA.  Será que vai correr mesmo? Está inscrita em outra prova nos Estados Unidos, uma semana antes desta.

Emelie Forsberg: retornando às competições depois de dar à luz ao primeiro filho. Estava em dúvidas se alinharia para a prova, mas parece decidida a corrê-la.

Outros nomes a considerar: Rachel Drake, campeã da Trail Du Ventoux 45K; Amanda Basham, 3ª colocada na Tarawera 50K; Mira Rai e Stephanie Howe Violett, que ainda não participaram de nenhuma prova este ano

Aposta? Muito difícil apontar alguém… Brittany Peterson, disputando com Gemma Arenas.

Mais informações: www.utmbmontblanc.com