‘Cactus’, o cão que terminou a Marathon des Sables 2019

Conhecida como sendo uma das provas de ultra distância mais difíceis do planeta, a Marathon des Sables contou este ano com um protagonista inesperado. Tudo porque além dos dos participantes das seis etapas, num total de 251 quilômetros, houve também um cão que decidiu fazer o percurso até a chegada em pleno deserto do Sahara.

De acordo com informações da imprensa especializada, Cactus não fez a primeira etapa, mas juntou-se ao pelotão da segunda em diante, completando todas as outras juntamente com o pelotão da frente e sempre com registos bastante interessantes. Na quarta-feira, por exemplo, precisou de apenas 11 horas para completar os 75 quilômetros da etapa rainha da prova (o corte era de 31 horas) e se fosse considerada sua classificação, ele ficaria em 76º entre os 800 participantes. De resto, o nome de Cactus até aparece na classificação final, com o dorsal #000.

Quanto à luta dos humanos, o marroquino Rachid El Morabity venceu pelo sexto ano consecutivo, ao passo que entre as mulheres o triunfo foi para a holandesa Ragna Debats.

De acordo com o jornal The New York Times, Cactus foi adotado pelos participantes, dormindo em barracas junto aos atletas e organizadores, sendo alimentado e hidratado e até mesmo recebendo atenção médica para verificar se não havia formação de bolhas em suas patas.

O corredor Theo Holzapfel disse “Ele passou por mim e não consegui acompanhá-lo. Eu continuei seguindo suas pegadas, porque percebi que ele sabia onde estava a areia mais firme.”

Estória se espalhou pela região

Com a estória se espalhando, Karen Hadfiel, proprietária do Cafe Tissardmine onde o cão normalmente “mora”, comentou em uma postagem no Facebook que essa era um situação normal e que ela o buscaria ao final da prova.

Assista abaixo o video publicado pela organização do evento:

Na etapa final inclusive colocaram um rastreador para que os fãs pudessem acompanhá-lo até a linha de chegada, onde ganhou também uma medalha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *