Brasil no mapa do Skyrunning mundial

A Ultramaratona dos Perdidos este ano foi a anfitriã da primeira edição do Campeonato Continental de Skyrunning da América do Sul nas categorias Sky e Ultra. Apesar da denominação Continental, a organização da Skyrunning considera a América do Norte um “continente à parte” e que terá seu campeonato Sky no próximo 28 de julho.

Para entender melhor, as categorias que fizeram parte deste campeonato a Sky compreende provas entre 20-49 Km com mínimo de 1.300m de ascensão vertical, enquanto que a Ultra compreende provas entre 50-99 Km e mínimo de 3.200m de ascensão vertical ou tempo máximo de prova de 16 horas. (fonte: Skyrunning).

Leia mais: Como se define uma prova Skyrunning

O evento teve a participação de equipes nacionais da Bolivia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Venezuela, sendo que nós, brasileiros, vencemos em todas as categorias e gêneros.

Um novo ponto no mapa de corridas Trail em geral

Apesar das provas Skyrunning acontecerem no Brasil há algum tempo, ter o Continental por aqui nos coloca no mapa mundial não só da modalidade, mas no trail em geral.

É um bom começo para um longo trabalho pela frente. Países vizinhos como Argentina, Chile e Peru ainda são alguns destinos mais vistos pelo corredor trail, mas nenhum deles tem um Skyrunner National Series, sendo que o Brasil é um dos 4 países – ao lado de China, Japão, EUA – fora da Europa. (ne: não confundir a National Series com provas individuais chanceladas).

Será um trabalho de formiga e a grande dificuldade é mostrar para o estrangeiros que temos montanhas por aqui e não apenas praia ou selva.

A escolha da Perdidos como sede do Continental

“Perdidos foi escolhido por ser a mais antiga das provas chanceladas na América do Sul e por termos uma entidade ativa em prol do Sky,” disse Ricardo Beraldi, organizador da prova.

“Só debatemos aqui internamente entre organização e diretoria o formato, quais modalidades e distâncias seriam as competições dentro dos padrões deles. Aí tivemos que fazer algumas alterações no evento para padronizar como por exemplo extinguir a prova de 100k e baixar para 80k, premiação geral somente dos 3 primeiros e um trabalho conjunto com a Federação mais estreito para poder fomentar o campeonato junto aos demais países.”

Pódios Skyrunning South American Championships – Ultramaratona dos Perdidos 2019

Ultra – 80 Km
Masculino

1. Cleverson del Secchi (BRA) – 10h09’59”
2. Wellington Noronha (BRA) – 10h24’42”
3. Luis Scollo (PER) – 10h59’37”

Feminino
1. Maria Zanetti (BRA) – 12h46’54”
2. Elizabete Prado (BRA) – 13h18’08”
3. Claudia Nogueira (BRA) – 13h47’45”

Ver essa foto no Instagram

Malu Zanetti – Campeã da Ultra SkyMarathon 2019 #SkyChampsSAmerica

Uma publicação compartilhada por TRC Brasil (@trailrunningclub_brasil) em

Sky – 45 Km
Masculino

1. Rogerio Silvestrin (BRA) – 4h49’49”
2. Chico Santos (BRA) – 5h12’12”
3. Jose Virginio (BRA) – 5h29’57”

Feminino
1. Leticia Saltori (BRA) – 6h09’30”
2. Marylin Jurado (PER) – 6h18’17”
3. Jasieli Rosa (BRA) – 6h28’49”

Mais informações: www.skyrunning.com e www.trcbrasil.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *