Os 5 pilares de toda prova Trail Run

Você tem noção do desafio que está por vir quando se inscreve em uma prova trail run?

É comum entre aqueles que migram do asfalto para as trilhas terem o hábito de NÃO estudarem minimamente a prova que vão fazer. No máximo a distância, altimetria e alguns equipamentos obrigatórios.

Bem, o fato é que existem mais fatores influenciando uma corrida em trilha do que uma corrida de rua. E ter consciência deles vai fazer você fazer uma prova mais segura e rápida.

Existem 5 pilares principais sustentando toda prova de corrida em trilha: Distância, Altimetria, Ambiente, Duração e Regras.

Neste artigo serei breve em cada um deles e se desejar saber mais, pode baixar aqui o EBOOK e o CHECKLIST que montei pra você nunca mais deixar passar nenhum detalhe das provas trail run.

Distância

Além da importância óbvia da distância total, considero estratégico ter clareza também das distâncias entre os pontos de hidratação, pontos de apoio e pontos de corte quando houverem.

Altimetria

A altimetria positiva é a soma de tudo que sobe, não em distância, mas em altura. Influencia fortemente na dureza da prova, no tempo final e na estratégia de ritmo.

Como normalmente as provas são em formato de “looping”, ou seja, largada e chegada no mesmo ponto, as altimetrias negativas (tudo que desce) são as mesmas.

Se atente também às inclinações, pontos muito íngremes que dificultam as subidas e as descidas.

Ambiente

É a soma das variações de terreno, clima e turno. Terreno é o piso que vai correr, podendo ser dunas, praias, estradas e trilhas. Estes são influenciados pelo clima, que pode alterar totalmente as características do terreno. E então o turno, se vai ser de dia, de noite ou ambos. Tudo isso com diferentes combinações podem exigir organização prévia totalmente diferente quanto ao tipo de tênis, equipamentos obrigatórios, estratégia de ritmos, treinamento específico, estimativa de duração, etc.

Duração

Quanto tempo pode durar a prova é super importante. Se se essa comparação for feita somente em relação à duração da mesma distância no asfalto/plano, as chances de você errar feito são grandes. Se fez a prova no ano anterior já terá uma bela noção da duração, senão aconselho a observar o tempo dos vencedores(as) ou mesmo de pessoas que você conhece o ritmo e que já fizeram a prova.

Regras

Cada prova tem as suas regras em função das particularidades do local, clima e logística de segurança da organização. Leia todo o regulamento. Não seja surpreendido com desqualificação ou mesmo nem largar, por falta de equipamento obrigatório.

Tenha esses 5 pilares em mente quando for estudar uma prova de corrida em trilha. Eles te ajudarão a deixá-la mais segura e aumentando as chances de fazer sua melhor performance.

Dúvidas e comentários podem ser enviadas para meu instagram @trailrunningsports

Boa prova!!
Márcio de Avila Palermo
@marcio.palermo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *