10ª edição Ehunmilak tem presença de campeões

As 100 milhas bascas completam 10 anos. A Ehunmilak encerrou as inscrições com todas as vagas preenchidas e com um crescimento de sua projeção midiática a nivel internacional.

Nesta quinta feira aconteceu a apresentação oficial do Ehunmilak que irá percorrer dois parques naturais (Aralar e Aizkorri-Aratz) e cerca de 30 municípios.

Javier Dominguez, pentacampeão. Foto: Mayayo

As distâncias e modalidades serão as tradicionais:

  • Ehunmmilak Ultra Trail (160 Km / d+ 11.000m)
  • Goierriko Bi Haundiak Trail (88 Km / d+6.000m)
  • Marimurumendi Marathon (42 Km / d+2.300m)

A mesa de apresentação foi presidida por Imanol Muñoz (diretor de Marketing de Ternua Group), Eneritz Toledo (técnica de Turismo do Conselho Provincial de Guipuzcoa), Aitor Aldasoro (prefeito de Beasain), Andoni Zubeldia (diretor da Ehnmilak) e Irati Anda (diretora técnica da Federação Basca de Montanha).

A edição 2019 teve recorde de inscritos com um total de 1.295 inscritos representando 17 países.

Será uma grande edição não somente ao sucesso de inscrições, mas também ao alto nível competitivo. Historicamente os vencedores das 100 milhas bascas conquistaram posteriomente recordes no UTMB e Tor de Geants, além de outras. E este ano é único porque todos os campeões vigentes estarão de volta para confirmar seu título.

Javi Domínguez, da equipe Vibram, pentacampeão a Ehunmilak e recordista dos 300 Km do Tor de Geants, está de volta porque considera esta “sua corrida”. Também estará presente a polonesa Ewa Maier, campeã de 2018 e integrante da equipe Salomon.

O tricampeão Imanol Aleson desta vez disputará em equipes. E deve-se destacar os nomes de Unai Dorronsoro, campeão da Maxi Race Annecy 2018 e Jon Aizpiru, vice-campeão 2017-18.

Entre as mulheres, a suec Sofia Smedman, vencedora das 100 milhas de Kullamanen Ultra 2017 e as veteranas Elena Calvillo e Myriam Talens.

Cume do Txindoki, ícone ehunmilak. Foto: Mayayo

Goierriko Bi Haundiak Trail

Neste percurso destaca-se a campeã 2018 Uxue Fraile que acumula nada menos três pódios na UTMB. E também estará o jovem Alvaro Ramos defendendo o título de 2018 ante veteranos como Ion Azpiroz, campeão da Alpinultras 2016, e o tricampeão deste percurso, Dani Aguirre.

Marimurumendi Marathon

Os atuais campeões estarão presentes, Ingrid Ruiz e Aleix Bautista, assim como os campeões de outros anos, Amauir Iglesias e Oihana Arratibel no feminino, e Bartozc Growycka e Samuel Dávila no masculino.

Mais informações: www.ehunmilak.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *