Primeira edição da KTR Revezamento agita Ilhabela

A primeira prova de revezamento organizada pela KTR foi realizada no último sábado (15) e contou com quase 600 atletas, divididos em mais de 70 equipes vindas de diversas cidades do Brasil para percorrer os 100 km do percurso, que passou por praias, trilhas e asfalto, do sul ao norte da Ilhabela, litoral norte de São Paulo.

A primeira a cruzar o pórtico de chegada foi a D-Run Bionexo, que precisou de 7h44min para completar o percurso e foi campeã na categoria Pró Masculina. Além desta, outras três equipes formadas por alunos da assessoria esportiva D-Run Corrida e Aventura tiveram destaque na prova: D-Run Bionexo Ilhabela (3° Pró masculino), D-Run Bionexo Ilhabela (Campeã Pró feminina) e D-Run Bionexo Campinas (2° sexteto masculino).

“Ao todo, sete equipes da D-Run disputaram a prova, sendo três na Pró e quatro na Sport, compostas por atletas do nosso projeto social Ponte para o Futuro, por alunos e amigos. A prova teve momentos de superação e dificuldades nas tradicionais trilhas da ilha, assim como no SUP. Os nossos resultados positivos foram um conjunto de logística, treinamento e espírito de equipe”, relata Décio Ribeiro Santos Júnior, treinador da D-Run Corrida e Aventura, assessoria esportiva de Campinas-SP.

Categoria Sport

Na categoria Sport, os mais rápidos foram os competidores do Kailash Team Next Generation, campeões no masculino. No feminino, a campeã foi a equipe “Elas que Voam” e os atletas da JVM Cavalaria receberam a medalha de ouro como “equipe mista”.

Dia amanheceu nublado após as chuvas do dia anterior (foto: Wladimir Togumi)
Dia amanheceu nublado após as chuvas do dia anterior (foto: Wladimir Togumi)

“Foi um desafio correr o último trecho, em que fomos todos juntos, com a Cavalaria, porque precisei acompanhar o ritmo deles. Foi um dia muito especial, raramente conseguimos correr todos juntos e sentir esse espírito de equipe foi muito bom”, avalia Ligia Almeida, que defendeu a JVM Cavalaria.

Também foram premiados os times que escolheram competir em sextetos e quartetos (no masculino, feminino e misto) e master (times em que a soma das idades dos atletas foi superior aos 100 anos).

“A prova foi maravilhosa, a KTR está de parabéns. Foi uma ótima maneira de conectar pessoas dispostas a praticar atividade física em contato com a natureza, explorando seus potenciais e superando seus limites, estimulando o espírito de equipe, habilidades e talentos de cada integrante, por uma única missão. Além de incentivar a ação social, já que cada atleta doou um quilo de alimentos na retirada de kits”, destaca a Master Coach Moniqui Agnes, que correu pela equipe Salomon.

Stand Up Paddle

Além da corrida, as equipes da categoria Pró precisaram escolher um atleta para o Desafio de Stand Up Paddle, realizado em um percurso de cinco quilômetros na Praia do Engenho D’água. Os cinco homens e as cinco mulheres mais rápidos receberam premiação no total de R$5.000,00. Além de remar, eles precisaram correr com toda a equipe o último trecho da prova, de quatro quilômetros.

“Eu achei muito legal esse evento, foi bem dinâmico, várias equipes chegaram antes e conseguiram recuperar no Desafio de SUP. Eu peguei uma condição bem difícil, mas consegui fazer o melhor tempo da prova, ganhei premiação em dinheiro e estou muito feliz. Foi muito legal correr todo mundo junto o último trecho, algumas pessoas estavam cansadas e tivemos que fazer um trabalho em equipe para chegarmos todos juntos”, conta Guilherme dos Reis, campeão do Desafio de SUP defendendo a equipe Life 4 Fun.

Local da prova

A estrutura da KTR Revezamento foi montada na Praia do Engenho D’água e mobilizou mais de 120 pessoas da ilha que trabalharam na prova e diversos comerciantes locais. A largada escalonada entre 5h e 6h20 da manhã foi uma decisão importante dos organizadores para evitar que os carros de apoio das equipes atrapalhassem o trânsito na ilha.

Corrida mesclou trechos de asfalto, trilhas, estradas de terra e areia (foto: Wladimir Togumi)
Corrida mesclou trechos de asfalto, trilhas, estradas de terra e areia (foto: Wladimir Togumi)

Os atletas da Ilhabela estiveram em peso fazendo uma grande festa. Foram mais de 150 atletas da cidade reunidos em 16 equipes, sendo que várias delas chegaram entre as primeiras posições.

“Foi uma prova que veio para ficar, é um astral muito bacana, por causa dessa história de precisar juntar pessoas, fazer bom planejamento e uma boa estratégia. A Ilhabela é um lugar perfeito para isso, o cenário, os terrenos e a geografia são os ideais. Para organizar é um pouco complexo, por causa do trânsito, dos vários pontos de troca, da marcação das trilhas e trechos de asfalto, mas é uma prova muito legal, que mesclou o pessoal do trail running com o de corrida de rua e o de stand up paddle, o que tornou a prova muito mais dinâmica”, avalia Rafael Campos, diretor técnico da prova.

Para o organizador da prova e diretor da Kailash, Tani Oreggia, foi um sonho que se tornou realidade, já que no início dos anos 2000 ele participou do Revezamento Ilhabela organizado pela Corpore como motorista de apoio em uma equipe de amigos de Campinas. Foi nessa prova que ele teve o contato direto com corrida de rua pela primeira vez. A partir dessa experiência, a modalidade nunca mais saiu da sua vida e ele participou de inúmeras corridas de rua, conheceu a corrida de montanha e esteve em várias ultramaratonas como o UTMB, Cruce de los Andes e Transalpine Run.

Em 2014, já como diretor da Kailash, começou a organizar eventos de corrida em montanha para divulgação da marca com a Kailash Trail Run (KTR). “É uma satisfação pessoal imensa trazer de volta para a Ilhabela essa corrida de revezamento que foi tão tradicional para a cidade por mais de uma década. Acrescentamos novos desafios em meio à natureza através de uma proposta nova com a cara da KTR”, afirma o dirigente.

Próximo evento KTR

Depois do Revezamento, a KTR já tem data marcada para voltar à Ilhabela: 10 de novembro, para a 3ª. etapa do Circuito KTR, que contará com provas de 80 km, 36 km, 21 km, 12 km e 8 km.

A KTR Ilhabela já acontece faz 3 anos e as inscrições estão abertas e podem ser realizadas no site: www.ktrseries.com.br/ktr-ilhabela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *