Desafio 28 Praias: Participar foi a grande premiação para os competidores em Ubatuba

Os motivos que levam alguém a enfrentar 42km de uma corrida em terreno acidentado, vencendo picadas em mata fechada, córregos, rios, braços de mar e montanha, são os mais variados possíveis. Mas dois deles são comuns a todos: superação e prazer. E foi a busca por superação e prazer que levou 2.500 atletas amadores a sair do conforto de suas casas e trocar o lugar comum do descanso e do não fazer nada para encarar o Desafio 28 Praias, prova que aconteceu no sábado (14) em Ubatuba, litoral norte de São Paulo.

A prova movimentou atletas de 12 estados brasileiros, além do Distrito Federal:  Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Segundo o secretário de Esporte e Lazer de Ubatuba, Richard Ricardo dos Santos, o incremento turístico trazido pelo Desafio 28 Praias à cidade é importante.  “Ubatuba tem eventos em pelo menos 52 semanas do ano. O Desafio 28 Praias é o que tem trazido maior número de atletas. Isso tem sido importante para a cidade. Eles não vêm sozinhos. Sempre estão acompanhados por familiares e amigos. Isso movimenta o setor hoteleiro, gastronômico e de serviços da cidade, o que é muito importante”, afirmou.

Felipe Iannucci, idealizador do Desafio 28 Praias, estava agitado e feliz às 7h da manhã de sábado na praia de Tabatinga, onde aconteceu a largada.  “Sinto que as pessoas estão felizes com a entrega que estamos proporcionando. A prova tem um grau alto de dificuldade e é isso o que elas estão esperando: dificuldade e boa organização. Temos os dois em alto nível”, disse.

O vencedor do Desafio 28 Praias na categoria 42km masculino foi Michael dos Santos (4h08min22seg), local de Ubatuba. Formado em Educação Física, ele tinha vários alunos também competindo e estava também feliz por eles. “É uma realização poder ver o pessoal que eu oriento cruzando a linha de chegada. Não importa a colocação. O importante é chegar. É lógico que tem muita gente aqui preocupada em ser primeiro, mas o objetivo de uma prova como essa é a superação. Você e seus limites. Para vencer hoje, eu tive que negociar com minha mente o tempo inteiro. A prova é dura, força a nossa condição física e mental. Quase o tempo todo você pensa em desistir e aí entra a negociação”, disse Michael.

Nos 42km feminino,  Tatiane Taina Sicoli Chavez (5h14min19seg) foi a vencedora. “Fiz uma boa prova, respeitando os meus limites e respeitando as adversárias também, que têm um nível excelente. Algumas eu já conheço de outras provas que participamos. Então, fui procurando fazer o melhor que eu podia ao longo desse percurso de paisagens maravilhosas”, afirmou.

O Desafio 28 Praias ainda teve a categoria 21km.  Entre as mulheres, a vencedora foi Dayse Meira Montenegro Miserani (2h15min33seg). Dayse é de Minas Gerais, tem 51  anos e corre há 18.  “Estou aqui no Desafio 28 Praias pela primeira vez. A corrida é bem organizada, tem um alto grau de dificuldade e com toda certeza eu vou correr aqui novamente. Gostei muito”, afirmou.  Já no lado masculino, Alison da Silva Santos (1h45min02seg) conquistou o troféu de campeão. “Estou feliz. Foram 21km duros de ultrapassar, mas consegui. Todos os que participaram, concluindo a prova ou não, estão de parabéns. Tomar a decisão de colocar o esporte na vida não é fácil. Tudo que exige dedicação não é fácil”, afirmou Alison.

Vencedores – Os resultados foram os seguintes em cada categoria:

42K Masculino
1. Michael Luiz dos Santos  – 4h08min22seg
2. Rildo Ribeiro – 4h10min17seg
3. Odilon de Jesus Leandro – 4h18min09seg.

42K Feminino
1. Tatiane Taina Sicole Chavez – 5h14min19seg
2. Sabrina Franco Camargo Vieira – 5h43min
3. Tereza Solange Pinto – 5h46min

21K Masculino
1. Alison da Silva Santos – 1h45min02seg
2. Willian de Oliveira Goulart – 1h45min42seg
3. Marcelo Cardoso Barros – 1h50min25seg

21K Feminino
1. Dayse Meira Montenegro Miserani – 2h15min33seg
2. Estela Maria Marcondes – 2h19min08seg
3. Luciana Granato – 2h21min26seg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *