Começou a 1ª edição da Half Marathon des Sables, no Peru

Até o dia 9 de dezembro o Peru sedia a 1ª Edição da Half Marathon des Sables, considerada uma das competições mais extremas do mundo. A corrida de longa distância será realizada em quatro dias, de 3 a 6 de dezembro, no Deserto de Ica, e terá uma extensão de 120 quilômetros divididos em três etapas: a 1ª de até 30 Kms (3/12); a 2ª de até 70 Kms (4/12); e a 3ª e última de até 25 Kms (6/12).

No fim de semana dos dias 1º e 2 de dezembro os maratonistas receberam orientações do percurso, como trajetos, limites e tempo para cada etapa. E nos dias posteriores à corrida, os participantes farão excursões a outros destinos do Peru.

Aproximadamente 350 corredores participam desta grande aventura esportiva. Aberta ao público em geral, a prova tem como característica a autossuficiência alimentar dos participantes (no qual eles próprios carregam sua comida e sua água durante toda a prova) e o ritmo livre sobre a distância total de 120 kms.

Durante os quatro dias de prova, haverá um ponto de encontro: o acampamento da Half Marathon des Sables, montado em um dos lugares mais bonitos do coração do Deserto de Ica, localizado entre as dunas de areia e o oceano Pacífico. Os concorrentes e a organização do evento compartilham este local de encontro, de descanso e descoberta. Os competidores dormem em acampamentos individuais e contam com assistência médica de qualidade e um serviço de correio, no qual parentes e amigos dos maratonistas podem enviar mensagens durante a corrida, que serão entregues aos atletas pela organização. A segunda etapa da meia maratona – até 70 kms – será realizada também durante toda a noite de 4 de dezembro.

O ministro de Comércio Exterior e Turismo do Peru, Roger Valencia, juntamente com a diretora de Turismo da PROMPERÚ, Marisol Acosta, visitará o evento esportivo no último dia da corrida, 6 de dezembro. “Nossos destinos e o turismo de aventura se potencializam com atividades esportivas como esta competição, o que permite chegarmos a um público internacional interessado também em natureza graças à cobertura que as grandes cadeias de notícias do mundo fazem à prova”, destaca o ministro Roger Valencia.

Em 2017, o Peru sediou a Marathon des Sables, na qual se notou a capacidade dos corredores de longa distância peruanos, com destaque para o atleta Remigio Huamán Quispe, da cidade de Huancavelica. “Somos um país com muitos corredores. Remigio Huamán desempenhou um papel importante em 2017 em Fuerteventura (Ilhas Canárias, Espanha) e com sorte será um grande candidato para obter a vitória no Peru”, concluiu o ministro Valencia.

Marathon des Sables

A Marathon Des Sables (em português “Maratona das Areias”) é uma das corridas de longa distância mais exigentes do mundo. É realizada há mais de 30 anos no deserto do Sahara, no Marrocos. Os participantes percorrem 240 quilômetros sob temperaturas que chegam aos 50 °C, carregando seus próprios equipamentos, comida e água para toda a competição. É importante mencionar que, com os anos, esta competição de alto rendimento se transformou e um importante desafio para os atletas de elite de todo o mundo, que sonham em poder participar deste singular segmento esportivo que exige esforço físico e mental. Em 2017 foi organizada a primeira Half Marathon des Sables, que cobre a metade da distância da prova original, na Espanha.

Muitas vezes, a maratona se apresenta como um esporte reservado para corredores experientes, sem sequer falar de corridas em etapas e de autossuficiência. Aparentemente, a Half Marathon des Sables é a exceção: quase 25% daqueles que começaram a trilha em etapas se inscreveram nesta primeira edição peruana e terão a largada no próximo dia 3 de dezembro na praia de Barlovento. Um recorde: 40% do pelotão de corredores internacionais são compostos por mulheres! Essas estatísticas mostram que a Half Marathon des Sables é uma corrida acessível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *