Cleverson del Secchi vence os 50 km da KTR Serra Fina

Aniversariante do dia, o corredor exaltou aprova dura e desafiadora

O sol ainda não tinha nascido quando os primeiros atletas largaram do refúgio de montanha RPPN Alta Montana para a prova longa (50km) da KTR Serra Fina no último sábado (23/07). Além do novo percurso, a novidade desta edição foi uma segunda largada para os atletas da elite, às 5h30, e entre eles estava Cleverson del Secchi, representante do Kailash Team LAF seguros, que venceu a prova com o tempo de 07h03min45.

foto: Wladimir Togumi

Um dos principais trail runners brasileiros, Cleverson representou o Brasil nos últimos dois mundiais da modalidade, em 2017 na Itália e este ano na Espanha. Após cruzar o pórtico de chegada na Pousada Pedra da Mina, em Passa Quatro-MG, ele exaltou as caraterísticas desafiadoras da KTR Serra Fina.

“A prova de hoje foi a mais difícil que eu já fiz na minha carreira. O nível dela é muito duro, eu não sabia se eu desistia, o que eu fazia, mas graças a Deus consegui encaixar um ritmo legal no final, lá para as cinco horas e meia, ultrapassei o Celinho e consegui vencer. É uma vitória especial, ainda mais no dia do meu aniversário de 40 anos”, relata o corredor, que é conhecido como Fantasma porque, segundo os adversários, nas provas ele “desaparece” e “aparece” na frente deles.

Em alguns pontos do percurso ele disputou a liderança com outro atleta do Kailash Team LAF Seguros: Célio Augusto da Rosa, que terminou a prova na segunda colocação, com o tempo de 07h12min09, à frente de Chico Santos (07h34min09). Os dois também representaram o Brasil no Mundial de Trail Running da Espanha, disputado em maio.

Entre as mulheres, a campeã da prova longa foi Patrícia Honda Gerage, com o tempo de 09h58min28. Ela iniciou a prova mais atrás, mas logo ultrapassou as outras competidoras e manteve a ponta até o fim.

“Foi uma prova duríssima, a KTR não decepciona nunca em termos de beleza e dureza. Acho que foi a KTR mais difícil que eu fiz. Ano passado eu completei o circuito, mas é disso que a gente gosta, então é alegria nas pernas e chegar aqui feliz”, afirma Patrícia, que chegou à frente de Elizabete Prado (11h05min26) e Maria Lúcia Zanetti (11h24min21).

A edição 2018 da KTR Serra Fina passou pela Pedra da Mina, quarto ponto mais alto do Brasil, além do Campo do Muro, pico localizado a 2.100m de altitude. A competição reuniu alguns dos principais atletas de trail running do Brasil, como os representantes do Kailash Team Laf Seguros e do Kailash Team Next Generation.

Os corredores da prova longa destacaram como surpreendente o trabalho da equipe de montanha da KTR, que envolveu uma equipe de mais de 20 profissionais de montanha. “Alguns staffs dormiram na montanha desde quarta-feira anterior à prova para efetivar a marcação nos pontos mais importantes da trilha. Esse cuidado garantiu uma marcação perfeita, como afirmaram todos os atletas”, comenta Tani Oreggia, CEO da Kailash.

Na prova média, os campeões foram o mineiro Ernani de Souza (02h26min43) e a paranaense Letícia Saltori (02h46min34), outros dois atletas do Team Kailash LAF seguros. Na distância curta o também representante do Kailash Team, Alexandre Manzan, foi o vencedor (01h00min06) ao lado de Talita de Oliveira (01h33min10), enquanto nos 6 quilômetros a vitória foi de Felipe César Martins (34min29) e Michele Pereira (42min32).

“A KTR tem um percurso técnico e bastante desafiador, porém é uma prova possível de ser completada”, afirma Rafael Campos, Diretor Técnico da competição. “A prova disso é que todos os corredores que passaram pelo segundo ponto de corte completaram dentro do tempo limite”, ressalta.

A próxima etapa da KTR será uma prova especial de revezamento, que acontecerá na Ilhabela (SP) no dia 15 de setembro: a KTR Revezamento de Volta a Ilhabela, com um percurso de 100 quilômetros dividido em 12 trechos entre asfalto, terra e trilha. A prova será disputada por equipes de sete a 10 atletas, mais dois atletas para o Desafio do Baepi e para o Desafio de SUP na categoria PRO. Na categoria SPORT as equipes serão compostas por quatro a dez atletas.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no link: www.ktrseries.com.br/ktr-ilhabela-revezamento

Em novembro o circuito KTR Series continua com uma das etapas mais esperadas do ano: a KTR Ilhabela. Serão quatro percursos desafiadores, com 8 km, 12 km (novidade), 21 km, 36 km e Ultra 80 km pelas montanhas e trilhas da Ilha tendo como pano de fundo a Mata Atlântica e a vista para o mar. Uma etapa perfeita para encerrar o circuito KTR Series 2018. Em breve inscrições abertas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *