Trail Run

Brasileiros são campeões da corrida de montanha Peneda-Gerês Trail Adventure em Portugal

Por Adventuremag em 23 maio 2018
mm

Os atletas brasileiros fizeram bonito na disputa da Peneda-Gerês Trail Adventure 2018, competição de corrida de montanha realizada na região norte de Portugal, entre os dias 12 e 18 de maio. Na principal categoria da prova decidida nesta sexta-feira (18), com sete dias de duração e 211 km percorridos, em um total de 10.000 m de altimetria acumulada, o lugar mais alto do pódio masculino e feminino teve dois corredores do Brasil: César Picinin, de Barbacena (MG), e Cal Nogueira, de Ouro Preto (MG), bicampeã da trail run.

Thiago Lemos / PGTA

A prova portuguesa teve início no último sábado (12), em Ponte da Barca, com a primeira corrida para aquecer as pernas: 15 km. No dia seguinte, em Arcos de Valdevez, os atletas percorreram mais 38 km. Na segunda-feira (14), na disputa entre Sistelo e Melgaço, foi a vez da etapa mais longa: 50 km. A principal categoria da competição, Advanced, ultrapassou sua metade na terça (15), quando os corredores completaram mais 30 km e até ali já haviam superado 133 km.

A reta final da Peneda-Gerês Trail Adventure continuou com mais 27 km entre Pitões das Júnias e Montalegre, outros 36 na penúltima etapa, entre Mizarela e Gerês, para encerrar com os 15 km finais nesta sexta-feira, outra vezes no Gerês, vila que fica próxima à divisa entre Portugal e Espanha.

Thiago Lemos / PGTA

O título de campeão conquistado por César Picinin veio com o tempo total de 21h30min50. Picinin conseguiu concluir os sete dias com apenas 18 minutos de vantagem para o vice-campeão, o equatoriano Francisco Pinto. Em terceiro lugar ficou o espanhol Imanol Orbegozo, em 22h53min43. “Há dois anos vim para cá competir a Peneda-Gerês e foi a realização de um sonho. Consegui ser campeão superando atletas muito fortes, o que me faz crer que estou no melhor momento da minha carreira como corredor amador”, comemorou César.

“Significa muito para mim essa vitória, neste lugar que é bastante bonito e especial. Tenho um carinho grande pelas pessoas que estão aqui competindo. Você conseguir ser campeão da prova principal do evento, a mais longa e com os atletas de mais alto nível, é algo inacreditável”, destacou o campeão. “A estrutura aqui é incrível. São sete dias em que vira uma grande família. Pessoas do mundo inteiro e todos que vem, um dia querem voltar. É uma semana de sonho estar na Peneda-Gerês Trail Adventure”, completou.

Na competição advanced feminina, Cal Nogueira mais uma vez não deu chance para as rivais e concluiu os sete dias de prova em 28h11min40, 3h3min02 à frente da vice-campeã, a alemã Karin Giessen-Vink. O top 3 teve ainda a inglesa Elizabeth Wiggins, com o tempo de 32h26min47. “Ser bicampeã foi um presente de aniversário que me dei pelos meus 50 anos. Chegar nesta idade e correr feito uma menina, é muito bom. São frutos das escolhas de ter uma vida saudável, me alimentando de forma correta e dormindo bem, além da prática esportiva. Só alegria saber que estou disputando com mulheres de alto nível e conquistando meus objetivos”, enalteceu Cal.

“Quando a gente quer alguma coisa, não existe limite. Basta você se dedicar e ter uma preparação bem feita. É uma questão de corpo e mente, além de entrega total. Não é fácil, mas no final é uma alegria que compensa tudo. Gosto muito destes momentos, porque sei que vale cada passo dado para chegar aqui. Vontade e alegria são os segredos para alcançar esta meta”, concluiu Cal Nogueira.

Thiago Lemos / PGTA

A Peneda-Gerês Trail Adventure® teve a participação de 300 atletas de 33 países, para uma semana de aventura e descoberta nas fantásticas trilhas do Parque Nacional Peneda-Gerês. A organização do evento é da Carlos Sá Nature Events® em parceria com a ADERE e os cinco Municípios do Parque Nacional Peneda-Gerês. Conta ainda com o apoio das forças de proteção e socorro e ainda de muitas associações e juntas de freguesias locais. A edição 2019 será de 13 a 19 Abril e já têm as inscrições abertas em (www.carlossanatureevents.com).