Conheça Quartz, programa de saúde da ITRA – Adventuremag

A política de saúde colocada em prática pela ITRA funciona de forma conjunta com a associação Athletes for Transparency e a fundação Ultra Sports Science. As três entidades trabalham juntas com foco em quatro ítens:

– Programa Quartz
– Segurança (corredores e provas)
– Pesquisa médica
– Educação dos corredores principiantes

O programa de saúde Quartz

Foco sobre o programa Quartz
As origens

O programa Quartz propõe um acompanhamento à distância, durante todo o ano e sem custo para os atletas. Tem a finalidade de proteger a saúde dos corredores e contribuir para um esporte sem dopagem.

Este programa estava, sem formato original iniciado em 2016, destino unicamente aos corredores de Elite. Esta primeira fase experimental contou com 8 atletas de alto nível, todos voluntários para serem monitorados durante um ano pela Comissão de Saúde da ITRA. Entre 2 e 6 análises por corredor foram realizadas durante este ano.

E graças a esse acompanhamento anual que os médicos da Comissão puderam identificar em alguns atletas patologias que puderam ser tratatas posteriormente. A atleta brasileiro Fernanda Maciel decidiu não largar no UTMB 2016 por causa de um diagnóstico feito pelos médicos da comissão.

A evolução hoje
Inovador e único, o programa Quartz propõe em primeiro lugar, a permitir que todos os atores do trail running participem, na medida de suas possibilidades, num melhor acompanhamento dos corredores.

O programa Quartz comtempla de início 3 eixos distintos:
– Quartz Regular
– Quartz Elites
– Quartz Events

———————-

QUARTZ REGULAR
Todo corredor do mundo inteiro, sem importar seu nivel, pode entrar no programa Quartz Regular, baseado no voluntariado. Gratuito e fácil de utilizar, este programa permite cadastrar informações sobre sua saúde em uma plataforma específica (SHOL: Sports and Health On line), acessivel através do espaço "Saúde" na conta ITRA.

Que informações cadastrar?
Os medicamentos e tratamentos tomados de forma cotidiana ou periodicamente, ou também as alergias e doenças severas. É também possivel, entre outras coisas, introduzir os resultados de análises e armazenar o certificado médico. Toda esta informação é privada e não é acessivel pela ITRA.

O corredor pode em qualquer caso, tornar as informações públicas. Isso foi feito pela atleta Cédric Fleureton a alguns anos, para quem a transparência dos participantes é uma condição essencial para a prática sana do esporte.

Para que serve esta informação?
Esta informação essencial pode ser facilmente encontrada pelas equipes médicas presentes nas corrida, permitindo assim uma intervenção mais eficaz.

No dia da corrida tudo pode acontecer. Se um corredor tiver em algum momento um problema médico, a informação sobre sua saúde poderá ser consultada pelos médicos, que serão capazes de identificar rapidamente seu perfil. O atleta será atendido e os eventuais medicamentos administrados serão adicionados ao seu cadastro.

Embed from Getty Images

———————-

QUARTZ ELITES
O programa destinado aos corredores de elite oferece o mesmo serviço: um acompanhamento anual dos corredores.

De maneira geral, nos corredores de elite a carga de treinamentos e a quantidade de competições durante o ano são importantes e representam mais riscos potenciais.

Este programa tem como característica o pedido regular, ao longo de todo o ano, de análises biológicas realizáveis em qualquer parte do mundo.

Qualquer corredor em sua casa ou fora por motivos de treinamento ou competições poderá se deslocar até o laboratório mais próximo para efetuar as análises solicitadas. Para isso é primordial que os participantes do programa indiquem de forma regular sua localização através da plataforma SHOL.

Assim como os corredores "regulares", os atletas de elite devem cadastrar toda sua informação de saúde, inclusive os complementos alimentares eventualmente utilizados.

O que é uma AUT?
Quando um corredor está doente e seu médico prescreve um tratamento que implica em uso de medicamente proibidos, o corredor tem a obrigação de pedir uma "Autorização de Uso com Fins Terapêuticos (AUT)" antes da corrida. Esta AUT deve estar no espaço de saúde SHOL do corredor.

———————-

QUARTZ EVENTS
Em 2017 alguns organizadores se interessaram pelo programa, como o Ultra-Trail World Tour, primeiro colaborador do programa Quartz Events, e também os Campeonatos Mundiais de Trail IAU-ITRA, o Festival des Templiers e algumas corridas da Salomon. Todos optaram por participar na prevenção e proteção da saúde dos corredores.

Para permitir uma quantidade maior de organizadores colocar em prática uma política de saúde no seu evento, a ITRA propõe dois niveis de implicação:
– Nível 1: os melhores corredores presentes devem realizar análises biológicas antes da corrida (por volta de 30 dias antes do evento). Estas análises se realizam à distância, próximo ao local onde se encontra o corredor;
– Nìvel 2: Nível 1 + análise biológica antes da corrida (alguns dias antes ou na véspera). Essas análises acontecem no lugar da prova, de forma que não afete a forma fisica do corredor.

Esses dois níveis de análises integram automaticamente o acesso à plataforma SHOL para todos os corredores implicados, que devem obrigatoriamente completar as informações sobre sua saúde. É também neste espaço onde os corredores poderão consultar seus resultados.

Caso seja detectado um problema de saúde pela análises, o corredor é avisado na véspera da largada pela Comissão Médica da corrida. Uma decisão de "No Start" pode ser emitida.

O que deve fazer o organizador
Simplesmente deve integrar em seu regulamento de prova, antes de abrir as inscrições, o artigo que regula a política de saúde da ITRA no evento.

Existem soluções de financiamento para os organizadores que desejam levar a cabo as análises biológicas antes de seu evento. A fundação Ultra Sport Science propõe "Numerais de peito de saúde" das quais uma parte dos benefícios seja revertida para o financiamento da política de saúde do evento em questão. A outra parte servirá para financiar projetos de pesquisa médica dirigidos pela fundação. Os projetos de pesquisa são articulados em torno dos problemas detectados em esportes de ultra-resistência e em ambientes de prática difícil (alta montanha, deserto, …)

O que deve fazer os corredores
Devem ativar seu espaço de saúde SHOL, cadastrar informações sobre sua saúde, aceitar submeter-se às análises solicitadas pela Comissao de Saúde da ITRA e aceitar não largar se uma decisão de "No Start" for tomada pela descoberta de um problema de saúde ou se o corredor não respeitar o regulamento da corrida.

A marcas colaboradoras do programa
O ano de 2017 marca o início de uma nova era para o programa de saúde Quartz. Liderado por cinco marcas colaboradoras (citadas em ordem alfabética): Columbia, Compressport, Hoka One One, Salomon e The North Face) – o programa se desenvolve em uma escala maior e oferece agora a possibilidade das marcas esportivas financiar o programa e participar da saúde dos corredores.