[Estudo prévio] Covid-19 pode causar danos permanentes nos pulmões

Em matéria publicada no site da revista Galileu, médicos observaram redução de 20% a 30% na função pulmonar em pessoas que se recuperaram da doença causada pelo Coronavírus.

Ainda é cedo para qualquer conclusão por ser uma doença nova, mas de qualquer maneira os médicos do Hospital de Honk Kong observaram essa redução, com os pacientes apresentando maior dificuldade para respirar em caminhadas mais rápidas, por exemplo.

“Eles ofegam se andam um pouco mais rapidamente”, afirmou Tsang, diretor do Hospital Princess Margaret em entrevista para o South China Morning Post. “Alguns pacientes podem ter uma queda de 20% a 30% na função pulmonar [após a recuperação].”

Agora, a ideia dos médicos é submeter esses pacientes a testes para determinar quanta função pulmonar eles ainda têm, além de proporcionar fisioterapia para ajudá-los na recuperação — felizmente, essas pessoas conseguem realizar exercícios cardiovasculares importantes para o tratamento.

Embora os médicos concordem que é muito cedo para estabelecer efeitos a longo prazo da Covid-19, eles ressaltam que exames de pulmão em nove pacientes “apresentaram padrões semelhantes a ‘vidro fosco’ em todos eles, sugerindo que houve danos nos órgãos”, disse Tsang. Ainda assim, Tsang fez questão de ressaltar que o efeito a longo prazo nos pacientes recuperados, como se eles desenvolvem fibrose pulmonar, uma condição em que o tecido pulmonar endurece e o órgão não funciona adequadamente, ainda não foi verificado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *