O que comer no dia anterior a uma prova de aventura?

Armazenar energia para a corrida de aventura ajuda o corredor a manter, durante todo o percurso, a disposição e entusiasmo e não diminuir drasticamente seu ritmo no final da prova.

 

A alimentação durante a prova, assim como a hidratação, são fundamentais mas não garante boa performance se o atleta já estiver com suas reservas baixas antes da prova.

Sendo assim as duas últimas refeições serão responsáveis por esse armazenamento de energia. Como a maioria das provas acontecem pela manhã, o atleta deve ficar atento ao jantar da véspera, pois será a ultima refeição mais completa, já que no café da manhã do dia seguinte a alimentação deve ser leve para que a digestão não seja prejudicada.

Mas normalmente esse jantar acaba sendo prejudicado, pois como os eventos de aventura acontecem em outras cidades, muitas vezes não se encontram opções de lugares para comer.

A refeição antes de dormir é muito importante. São nas horas de sono, após o jantar, que o organismo irá maximizar os estoques de glicogênio muscular que será utilizado na hora da prova.

Nesse momento deve-se priorizar alimentos fontes de carboidratos, com pouca gordura e proteínas.

Na maioria da vezes a opção acaba sendo uma pizza.

Será que a pizza é uma boa opção para a noite anterior de uma corrida de aventura?

A pizza apesar de conter grande quantidade de carboidratos, é muito rica em gordura, não sendo o ideal para o momento em questão.

Uma massa, Spaguetti com molho de tomate, por exemplo, seria a melhor opção, pois é um alimento que fornece grande quantidade de carboidratos e pouca gordura, o que facilita na digestão e ajuda a aumentar os estoques de energia no músculo (glicogênio muscular).

Veja na tabela abaixo os valores calóricos de alimentos fontes de carboidratos para o jantar:

Alimento

Calorias

Carboidratos

Gorduras

Proteínas

Spaguetti ao sugo
(1 prato médio – 140g)

258

36,9 g

9,2 g

6,8 g

Batata assada
4 unidades (160g)

95

17,6 g

1,6 g

2,4 g

Suco de uva 1 copo
(200ml)

110

25 g

0 g

0 g

 

Já a pizza tem menos quantidade der carboidratos e mais gorduras, como mostra a tabela abaixo (valores para 1 pedaço de 140g):

Alimento Calorias Carboidratos Gorduras Proteínas
Calabresa 346 32,2 g 16,8 g 16,7 g
Mussarela 320 38 g 10,5 g 18,5 g
Portuguesa 343 45,7 g 10,4 g 16,8 g
Lombinho 434 48,0 g 11,9 g 34,1 g
Marguerita 289 35,0 g 9,8 g 15,4 g
Atum 189 25 g 5,0 g 19,7 g

Pequenos detalhes são muito importantes no momento de uma competição. Caso a pizza seja a única opção, procure a que forneça mais carboidratos e menos gordura.

Verifique sempre o local onde irá comer com relação à higiene e, se possível, peça referencias de bons restaurantes na cidade, pois você não vai querer que uma refeição estragada ou feita em condições ruins de higiene possa atrapalhar suas condições físicas para a prova!!!

O importante na prática de qualquer atividade esportiva, acima de tudo, é o prazer que é proporcionado. Não deixe que esta prática interfira em sua saúde. Procure sempre um profissional especializado para lhe orientar, tanto na parte nutricional, como no treinamento.

 

Colaboração da nutricionista:
Flavia Monzillo CRN: 15381
atpnutri@ubbi.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *