Alerta aos atletas de final de semana e apressadinhos

A prática de exercícios extenuantes para pessoas que não possuem uma vida física ativa pode provocar ataques cardíacos. O exagero mantém o coração em um ritmo acelerado, aumentando o período no qual os problemas podem acontecer.

Pesquisas recentes compararam o tempo de recuperação de voluntários depois de exercícios tanto de alta intensidade como moderada. Os resultados verificados entre as pessoas que praticaram exercícios de alta-intensidade mostraram que a freqüência cardíaca ficou mais alta que o normal por mais de 30 minutos pós atividade, este período se torna altamente propicio a acometimentos cardiovasculares.

Porém, com mais moderação, a freqüência cardíaca voltou ao normal em 15 minutos. Apenas com um pouco mais lenta que quando são praticados exercícios com baixa intensidade. Quanto mais rápido o coração se recupera, menor é o tempo no qual os problemas cardíacos podem acontecer. Basicamente, você espera que a atividade dos nervos que controlam a freqüência cardíaca voltem rapidamente ao normal, mas isso para os não acontece para os mal condicionados.

A atividade física regular é um importante tratamento para pacientes que sofreram problemas cardíacos, como enfarte, mas o treino deve ser supervisionado para evitar quaisquer perigos. Mesmo assim, não são só os pacientes com problemas cardíacos que devem tomar cuidado.

Os estudos sugerem que pequenas quantidades de exercício em alta-intensidade para pessoas que não estão acostumadas podem ter as chances aumentadas de sofrerem ataques cardíacos.

Portanto, pratique atividade aeróbica pelo menos 2 vezes na semana e mantenha uma regularidade nesta rotina saudável. Porém, antes disto passe no seu médico, pegue sua liberação e faça um Avaliação e Orientação Física. Bons treinos !

Fonte: www.bemstar.com.br

 

Prof. Rodrigo Contó
– Sócio proprietário da empresa Good Running – Fitness, Health e Welness

Contato: rodrigoconto@hotmail.com
(11) 7151-6744

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *