ITRA divulga nova forma de classificação e pontuação das provas de trail running

Por Redação - 15 Fev 2018 - 11h52

Um novo sistema de classificação dos percursos de trail foi desenvolvido para se aproximar do esforço exigido em cada um deles. As classificações agora serão conectadas com os pontos da ITRA.

Por quê mudar as categorias?
Desde 2014 a ITRA têm montado um banco de dados baseado em um milhão de trail runners e milhares de resultados de corridas. Analisando esse quantidade enorme de dados, a ITRA tem conseguido aproximar ao máximo a quantidade de pontos de uma competição em relação aos esforço necessários para um participante completá-la.

A classificação original baseada em distância não permite uma relação consistente com o esforço.

Novo sistema de pontuação das provas

Por exemplo, duas corridas com a mesma distância podem exigir diferentes quantidades de esforço dependendo da altitude e apesar de estarem na mesma categoria, os tempos para completá-las podem ser completamente diferentes. E por outro lado, corridas com tempos de finalização iguais podem ser classificadas em duas categorias diferentes, simplesmente por terem diferente distâncias.

Quais são as mudanças?
No contexto de redigir o Artigo 252 da Regras de Competição da IAAF que definem o trail running, o comitê responsável da ITRA aprovou uma nova classificação com o objetivo de agrupar as corridas de uma forma mais consistente.

A nova classificação possui 7 categorias de corridas trail running (XXS a XXL), todas associadas com a nova pontuação da ITRA de acordo com a seguinte tabela:

Itra Tableu Course

As corridas agora são classificadas de acordo com a relação Km/Esforço, o que definirá a quantidade de pontos.

Relembrando: a medida Km/Esforço é a soma da distância expressa em quilômetros e a divisão por 100 do ganho vertical expresso em metros, arredondado pelo número mais próximo (exemplo: uma corrida de 65 Km e 3.500m de ascensão = 65 + 3500/100 = 100)

Além disso, os limites entre categorias foram refinadas para que o agrupamento das provas seja mais consistente em relação ao tempo de prova. Dessa maneira será mais fácil prever o esforço produzido pelos participantes durante a corrida.

Quando serão aplicadas?
A nova pontuação, definida de acordo com os novos limites, será aplicada a todas as corridas a partir e 2019.
As provas de 2018 manterão os pontos definidos de acordo com os limites anteriores.

O índice de performance da ITRA calculado de acordo com a nova classificação entrara em vigor a partir de março de 2018.

Redação
Por Redação
15 Fev 2018 - 11h52 | geral | Trail Running
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais