Manuel Perez Nestar e Aitziber Osinalde são os campeões da primeira prova Alpinultras 2017

Por Sergio Mayayo - 30 Mai 2017 - 14h06

No sábado 27 de maior aconteceu em Cain (León) a primeira prova do Circuito #Alpinultras 2017. O circuito é formado por 4 corridas de montanha no estilo alpino que somam 323 quilômetros e 27.000 metros de desnível positivo, onde é necessário completar ao menos 3 delas para conquistar o distintivo "Alpino". Apenas 9 corredores o conquistaram em 2016, o que indica a dificuldade deste desafio desportivo.

Desafio-El-Cainejo-2017-fotos-@contadordekm-(3).jpg

O Desafio Ultra El Cainejo 2017 teve 52 Km e 5.000 metros positivos que em sua segunda edição recebeu o selo Alpinultas. A corrida foi anunciada recentemente pela ITRA com a corrida mais técnica das Espanha, seguida da Travesera, que também pertence ao Circuito Alpinultras Canfranc-Canfranc.

A previsão meteorológica de possivel chuva ao final da tarde, o já rigoroso controle de equipamentos foi ainda maior para o acesso à largada.

Sendo o último povoado da Ruta del Cares em León, a partida aconteceu com uma gaita de fole, emocionando os participantes do Desafio Ultra El Cainejo.

A corrida gira em torno de Cain, fazendo três laços que passam pelo povoado, diferenciado-se claramente três subidas principais: Vega de Ario, Cerra Carbanal e Cabeza Alta, alguns dos Picos da Europa selvagem. Como a corrida possui um alto nivel técnico, tanto as subidas quanto as descidas implicam em um grande desgaste para o grande pelotão da prova.

Na primeira passagem por Caín, a liderança da prova ao descer de Vega de Ario (Km 18) estava com Manuel Pérez Nestar, seguido por David López Castán e o irmão do líder, Raúl, ambos a uns 15 minutos do primeiro lugar. Segund declarou depois da prova, Manuel decidiu arriscar descer forte (terreno onde chega à perfeição em sua terra natal Cantabria) para compensar o poderio de subida de David. Ambos se encontrarão novamente em outra prova em Picos de Europa no dia 10 de junho.

Desafio-El-Cainejo-2017_Aitzibir-Osinalde--fotos-@contadordekm-(5).jp
Aitziber Osinalde, campeã entre as mulheres © Contador de Km

Entre as mulheres, a primeira a passar foi Aitziber Osinalde, com uns 10 minutos de vantagem sobre a segunda colocada, Eva Cruz, que era seguida de perto por Nerea Martinez. A atleta basca impôs sua "lei" desde o início e declarou que disfrutou muito durante todo o percurso.

Após a descida de Cerra Carbanal as posições se mantinham na passagem do Km 34 no Mirador del Tombo, mas Aitziber aumentou sua vantagem em 30 minutos pouco antes do início da dura subida da Cabeza Alta.

Manuel Pérez Nestar, do Club Sprint Sport, completou a prova em 07h27'08" e emocionou o público ao dedicar a vitória a Miguel, voluntário falecido na corrida em 2016. O atleta da equipe La Sportiva, David Lopéz Castán, chegou na segunda posição com 08h01'33'' e para fechar o pódio, Raúl Pérez Nestar, também do Club Sprint Sport, formando um bela foto de família com seu irmão campeão. (08h14´02”).

Desafio-el-Cainejo-2017_Manuel-Perez-Nestar-campeon.jpg
O campeão geral, Manuel Peréz Nestar © Contador de Km

Com liderança absoluta durante toda a prova, chegou a atleta basca da Kulum Sport, Aitziber Osinalde, com 09h56'26'', seguida de Eva Cruz da GDM Cabrales (10h50'07'') e Nerea Martinez em terceiro, com o tempo de 11h05'14''.

A entrega de prêmios aconteceu durante a paella oferecida pela oganização aos participantes, onde foram homenageados os voluntários por parte dos corredores, que tornaram possivel o desenrolar da prova. Serve como exemplo que em alguns locais a única maneira de subir centenas de quilos de alimentos e água era carregando em pequenas quantidades desde o povoado até o ponto de abastecimento, dada a dificuldade do terreno. Esta tarefa foi sendo realizado desde a quinta feira antes da prova.

Voluntarios-Desafio-El-cainejo-2017.jpg
Voluntários da prova © Contador de Km

A próxima parada do Circuito Alpinultras 2017 será a Ultra Valls D'Aneu, no pirineo catalão no dia 29 de julho, uma novo corrida dois meses depois para aqueles que aspiram completar o circuito e receber o título de "Alpinos". Depois vem a Canfranc-Canfranc no dia 09 de setembro com os "100 quilômetros mais longos do mundo".

O circuito finaliza na Ilha Arran, na Escócia, com a Ultra Scotland no dia 07 de outubro com o percurso montado por Casey Morgan.

Classificações oficiais - Ultra Desafio el Cainejo

Geral Masculina
1. Manuel Pérez Nestar - Club Sprint Sport - 07h27´08”
2. David López Castán - La Sportiva - 08h01´33”
3. Raúl Pérez Nestar - Club Sprint Sport - 08h14´02”

Geral Feminina
1. Aitziber Osinalde - Kulum Sport - 09h56´26”
2. Eva Cruz - GDM Cabrales - 10h50´07”
3. Nerea Martínez - Club Pedrezuela - 11h05´14”

Mais informações
• Web: Alpinultras.com
• Facebook: https://www.facebook.com/Alpinultras/
• Twitter: https://twitter.com/alpinultras
• Youtube.com: https://www.youtube.com/channel/UCr9wFyjne1IFr60guZPGXmg

Sergio Mayayo
Por Sergio Mayayo
30 Mai 2017 - 14h06 | geral | Trail Running
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais