LatinAVentura: corrida de obstáculos na Serra do Cipó e Arraial do Cabo

Por Redação - 16 Ago 2017 - 17h35

A LatinAVentura apresenta um novo conceito de corrida de obstáculos, focado em diversão e interação entre os participantes. O evento será realizado nos dias 27 e 28 de outubro, na Serra do Cipó, MG, e 1 e 2 de dezembro em Arraial do Cabo, RJ.

A corrida de obstáculos é uma modalidade esportiva em que o percurso é constituído de desafios inspirados em treinamentos militares, ou seja, ultrapassar obstáculos como paredes, redes, cordas e colunas de lama, por exemplo.

Latinaventura terá duas edições em 2017

O diferencial da LatinAVentura é ser uma corrida de obstáculos realizada ao ar livre, em belas paisagens naturais, e com objetivo de diversão e colaboração entre os participantes. É um evento próprio para pessoas de qualquer idade (na Europa, há registros de participantes com mais de 80 anos de idade), pois os obstáculos são acessíveis para qualquer pessoa. Para participar não precisa necessariamente ser um atleta, basta que o participante esteja gozando de boa saúde. A segurança do desafio está garantida: em todo o percurso há pessoas treinadas em pontos estratégicos para ajudar na hidratação e primeiros socorros.

Você pode escolher em qual modalidade participar da LatinAVentura:

  • Competidor: Percurso individual e cronometrado. Três chances de ultrapassar cada obstáculo. Caso não consiga, o participante cumpre penalidades de tempo (30 segundos a 2 minutos). Premiação especial para os três primeiros colocados.
  • Lazer: Percurso individual ou em equipe. As mesmas três chances para ultrapassar cada obstáculo, porém sem penalidade de tempo.
  • Corp: Percurso em equipe para grupos de empresas (realizado na sexta-feira anterior às etapas principais: 27 de outubro na Serra do Cipó e 1 de dezembro em Arraial do Cabo).
  • Kids: Percurso adaptado para crianças de 4 a 12 anos.

Os percursos variam de 6,5 a 9km, de acordo com as condições locais, e são constituídos por diferentes tipos de obstáculos projetados para trazer desafios e diversão na proporção certa, concebidos de acordo com o terreno, tipo de solo, inclinação, presença de água e demais condições geográficas. A partir desta análise os obstáculos são planejados associando estruturas artificiais (de alumínio, madeira, cordas e outros materiais) aos recursos já existentes no terreno como árvores, rochas, cachoeiras, lagoa, dunas.

As etapas se organizam em largadas com cerca de 120 participantes no máximo, saindo em intervalo a cada 15 a 30 minutos. O tempo de percurso é variável de acordo com o participante ou a equipe. No final, todos os participantes recebem um «kit finisher».

Estrutura do evento - Os participantes e visitantes poderão desfrutar do Vilarejo, um lugar de um espaço convívio aberto para todos, participantes e não-participantes, amigos e familia ou simplesmente espectador, onde pode passar um momento super agradável.

  • Área de saúde e atendimento médico
  • Quiosque do staff (distribuição dos kits de participante e atendimento em geral)
  • Quiosques dos patrocinadores
  • Área de alimentação com foods trucks e venda de bebidas, doces, sorvetes etc
  • Espaço dedicado às crianças, com jogos, ateliê de maquiagem e várias atividades animadas
  • Loja de artigos da LatinAVentura (bonés, camisas, brindes em geral)
  • Área de aquecimento, com exemplos de obstáculos para treinar antes da prova
  • Vestiário, guarda volumes, banheiros e duchas

Compromissos ambientais e sociais

  • Créditos de carbono: A LatinAVentura compromete-se com a minimização dos impactos ambientais. Graças a ajuda do parceiro e patrocinador Voltalia, a LatinAVentura compensará 100% das emissões de gases com efeito de estufa, utilizando créditos de carbono;
  • Lixo: A LatinAVentura limita ao máximo o uso do plástico, dando preferência a materiais biodegradáveis. Haverá lixeiras e coleta seletiva em todo o percurso e no Vilarejo, além da garantia de limpeza completa do local depois do evento.
  • Obstáculos: Sempre que possível, serão concebidos e fabricados com material de demolição com um objetivo de serem reutilizados nas várias edições da LatinAVentura.
  • Fornecedores: A LatinAVentura dá preferência a fornecedores próximos para reduzir ao máximo os fluxos de transporte e incentivar o comércio local.
  • Poluição da água: A organização distribuirá, gratuitamente, sabão orgânico para utilização no banho ao fim da prova, a fim de impedir o uso de qualquer outro tipo de produto inadequado. Serão instalados banheiros químicos móveis devidamente higienizados.
  • Limitação do uso de papel: A LatinAVentura reduz ao máximo a impressão e difusão de documentos impressos, seja nas fases de preparação da corrida ou durante o evento, preferindo sempre os documentos eletrônicos.
  • Organização: A cada etapa da LatinAventura, será selecionada uma equipe de projetos com funcionários e voluntários brasileiros, principalmente habitantes das cidades de realização das provas.

 

Serviço
Latinaventura Serra do Cipó (MG)
28.10.2017
Serra do Cipó (MG)
latinaventura.com.br
Redação
Por Redação
16 Ago 2017 - 17h35 | geral | Corrida de Obstaculos
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais